Você sabia que existe tráfico de areia?

Essa prática que, em primeiro momento parece estranha, rende alguns bilhões de reais todos os anos.

Quando falamos em tráfico, a primeira coisa relacionada com essa palavra quem vem em nossa mente é “drogas”. O tráfico de drogas é um dos principais crimes cometidos não somente no Brasil, mas no mundo. Porém, existe outro tipo de tráfico que rende muito dinheiro em nosso país: o de areia.

Foto: Reprodução Internet/RICARDO JUNIORareia

Sim, areia, aquela que encontramos na praia. Da mesma forma que o tráfico de drogas e o tráfico de armas, o tráfico de areia é um negócio extremamente lucrativo. Porém, neste caso, além de prejudicar pessoas, ele causa danos ao meio ambiente.

Estimativas divulgadas em uma reportagem da revista Trip apontam que esse tipo de crime gere um lucro anual de cerca de R$ 8 bilhões. Segundo o site El País, anualmente 59 bilhões de toneladas do material são extraídas em todo o mundo.

Se você está se perguntando por que alguém traficaria areia, a resposta parece óbvia depois de pensarmos um pouco: ela é utilizada para a fabricação de inúmeros itens utilizados em nosso dia a dia. Ela é um dos materiais usados na construção de rodovias, prédios, vidros, peças industriais e até mesmo em eletrodomésticos. Atualmente, esse recurso natural é o mais requisitado do mundo.

Foto: Reprodução Internettráfico de areia

Quando extraída de maneira ilegal, a areia pode se tornar escassa, prejudicando animais e plantas que dependem dela de alguma maneira para sobreviver. Ao contrário de outros recursos naturais, esse demora um longo tempo para se recompor, por isso sua extração deve ser controlada.

O grão de areia é derivado de rochas, e levam milhares de anos para ele se tornar o grão fino que conhecemos. É preciso longos processos de erosão para as rochas se transformarem no material conhecido por nós.

A fiscalização deste tipo de negócio é difícil de ser feita. Empresas autorizadas a retirar areia de determinado espaço, excedem o limite permitido, fazendo com que o material ilegal se misture ao legal, dificultando o combate a esse tipo de crime. Em caso de identificação de um tráfico de areia, as multas podem atingir multas milionárias, devido aos danos ambientais.

Confira também: Islândia tem uma praia de areia negra

Confira também: Como se formou a praia de vidro?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais