Vinho: Como ele é feito?

Se você é um amante dessa bebida, descubra como ela é feita.
Foto: Reprodução InternetProdução vinho

O vinho é uma bebida muito consumida em todo o mundo e há muitos anos. Além de deliciosa, ela faz bem para a saúde quando tomada moderadamente. O hábito de consumir vinho começou há cerca de 6 mil anos a.C. Essa bebida demora de 6 meses a 3 anos para estar pronta para consumo e seu mercado movimenta anualmente cerca de 230 bilhões de reais.

Confira as etapas da fabricação dessa bebida.

1 – Colheita

A uva é colhida de forma manual na maioria das vinícolas. Os cachos são retirados e vão para caixas. Algumas já possuem colheita mecânica. Nelas, a colheita é feita a noite, quando é mais fresco, para que o grão tenha melhor conservação. Nesse formato de colheita, um trator passa sobre os pés de uva e os chacoalha, fazendo os grãos caírem em um reservatório.

Foto: Reprodução InternetProdução vinho

2 – Preparação

Na cantina, as uvas são esmagadas e os cabos são separados do mosto – mistura da casca, semente e polpa da uva. O suco começa a fermentar por causa do contato das leveduras da casca com o açúcar da polpa. Para fazer vinho branco, a casca é retirada e descartada. Para a produção do vinho tinto, a casca é utilizada e é ela que irá dar tonalidade ao vinho.

Durante a produção do vinho tinto, tudo é colocado em um tanque de maceração. É nesse processo que as antocianinas presentes na casca irão dar cor ao vinho. Com o processo de fermentação, é liberado gás carbônico, que faz o mosto subir e ficar no topo do tanque. O líquido que fica na parte de baixo do tanque é bombeado para cima duas vezes por dia, processo chamado de remontagem e que tem o objetivo de deixar o líquido com cor homogênea. Esse processo acontece por quatro dias.

Depois, o líquido é separado do mosto. A fermentação então é acelerada com leveduras que foram dissolvidas em água anteriormente. Esse processo faz com que a temperatura do tanque atinja os 30°C. Entre o período de 2 e 10 dias, o açúcar presente se transforma em álcool, atingindo a porcentagem de álcool desejada, que varia entre 7% e 14%.

Quando a fermentação é finalizada, o vinho é colocado em barris, onde ficarão até o fim de sua maturação. Normalmente, esses barris são feitos de carvalho e seu tamanho é variado. Os barris com o vinho são checados em um intervalo regular de tempo, podendo ser necessário mover o vinho para outro barril.

Foto: Reprodução InternetProdução vinho

3 – Embalagem

Quando a maturação está concluída, o vinho está pronto para ser embalado. Ele é colocado em garrafas de vinho, rotulado e comercializado. Depois, basta comprarmos e nos deliciarmos com ele.

A qualidade do vinho dependerá de muitos fatores, como os cuidados durante a fabricação, a qualidade da uva, o tempo de fermentação, o tempo de maturação, o período em que a uva foi colhida, dentre outros.

Foto: Reprodução InternetProdução vinho

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais