Uma casa pode ser considerada assombrada “legalmente”?

Apesar de parecer apenas assunto para histórias de ficção, elas existem na vida real e podem atrapalhar ou ajudar na hora de fechar um negócio.

As casas assombradas fazem parte de muitas histórias e filmes. Não é difícil encontrarmos livros falando sobre residências com fantasmas ou onde acontecem coisas estranhas. Porém, elas não existem apenas na ficção, podendo, inclusive, ser consideradas assombradas “legalmente” nos EUA.

Veja também: As 10 superstições mais populares do mundo

Para muitas pessoas, a ideia de entrar em uma casa assombrada pode causar pânico, enquanto para outras, pode ser animador. Nos EUA, os corretores de imóveis e agentes imobiliários são obrigados a avisar os clientes quando coisas “estranhas” ou tragédias aconteceram no imóvel que está sendo negociado. Em muitos casos, essa informação consta até mesmo na escritura da propriedade.

Com a informação em mãos, os clientes podem decidir se pretendem cancelar a compra ou aluguel do imóvel, ou se o fato de ser um local “estigmatizado” é algo irrelevante.

Foto: Reprodução InternetNos EUA, uma casa pode ser considerada assombrada e a informação constar até mesmo na escritura do imóvel.
Nos EUA, uma casa pode ser considerada assombrada e informação constar até na escritura do imóvel.

A obrigatoriedade em repassar essa informação para os interessados no negócio surgiu em 1991, depois que a Suprema Corte de Nova York declarou uma casa considerada assombrada. Isso aconteceu porque, na época, uma história sobre o local viralizou nas revistas e jornais.

Segundo divulgado, uma mansão famosa que estava sendo vendida na cidade por 1,9 milhões de dólares, era habitada por espíritos de homens que lutaram na Guerra de Independência dos Estados Unidos. A história surgiu em 1960, quando a moradora da residência afirmou que esses espíritos estavam no local e até mesmo interagiam com ela e sua família.

Depois que a história se espalhou, os vendedores começaram a ser obrigados a falar sobre a má fama que envolvia a mansão. Desde então, sempre que algum evento “traumático” acontece nas residências, como, por exemplo, uma morte, os clientes são avisados.

Centralia: a cidade onde um incêndio não se apaga nunca

A informação é considerada importante, pois pode influenciar na decisão dos compradores e até mesmo no preço da casa. Existem até mesmo sites (pagos) que indicam quais terrenos já foram locais de óbitos ao longo da história.

Foto: Reprodução InternetNo Brasil, não há regras sobre casas assombradas.
No Brasil, não há regras sobre casas assombradas.

Porém, essa regra não é válida para todos os estados norte-americanos. Pelo fato de casa estado ser autônomo e decidir suas próprias leis, há lugares onde essa exigência não existe.

Como funciona a venda de imóveis no Brasil?

No Brasil, não há uma regra ou lei que fale sobre casas assombradas. A única obrigatoriedade que os corretores e compradores possuem no país é que “ajam de boa fé”. Se uma casa possui uma fama ruim em determinada região, talvez isso possa prejudicar os compradores, então, o correto seria informar a respeito do assunto para os interessados no imóvel.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais