Cinco templos budistas para conhecer no Japão

Mesmo que você não seja budista, as visitas valem a pena por um fator: a beleza dos locais. Confira!

O budismo possui muitos seguidores dentro e fora do Japão. Talvez você não conheça essa crença ou não concorde/acredite nela, mas em uma coisa todos temos que concordar: os templos budistas são locais deslumbrantes. Estima-se que apenas em solo japonês existam aproximadamente 77 mil templos, muitos deles construídos há mais de 1.200 anos.

No Japão, os templos não servem apenas como local de cultos, meditações e outros rituais budistas, mas também são usados para armazenar e guardar objetos sagrados.

Conheça agora cinco templos existentes no Japão:

Kiyomizu-dera

Fundado em 798, no leste de Kyoto, seu nome significa Templo da Água Pura. Sua estrutura é feita de madeira e, por incrível que pareça, nenhum prego foi usado em sua construção. Do local, é possível ter uma vista panorâmica da cidade de Kyoto. Em 1994, ele foi declarado como Patrimônio Mundial da Unesco. Anualmente, ele recebe cerca de 3 milhões de visitantes. Abaixo do templo, encontra-se a cachoeira Otowa-no-taki, que possui três canais de água que caem em uma bica e é considerada sagrada. Os visitantes são instigados a escolherem um dos três canais para tomarem um gole da água, pois diz a lenda que ela trará benefícios para a pessoa. Porém, quando mais de um é escolhido, é considerado ganância.

Foto: Reprodução InternetKiyomizu-dera (Kyoto)

Kinkaku-ji

Também localizado na cidade de Kyoto, o Templo Kinkaku-ji significa Templo do Pavilhão Dourado. Ele possui três andares e somente o térreo não é coberto de ouro. O local foi construído em 1397, com a finalidade de ser a moradia de Shogun Ashikaga. Posteriormente, o filho de Ashikaga resolveu transformar o lugar em um templo zen-budista. Ele é um dos locais mais visitados de toda a região. Oficialmente, seu nome é Rokuon-ji. O segundo andar do templo abriga uma estátua da deusa Kannon. O templo foi destruído diversas vezes durante a Guerra de Onin, foi reconstruído, depois foi queimado, e em 1955 foi reconstruído, com arquitetura fiel a original.

Foto: Reprodução InternetKinkaku-ji (Kyoto)

Sensoji

Também conhecido como Templo de Asakusa, ele é o mais antigo de Tóquio, construído em 645 d.C. Ele foi construído para guardar uma estátua de sete centímetros de Kannon, a deusa da misericórdia. A pequena estátua foi achado por pescadores, no rio Sumida. Ele também recebe o título de templo mais belo de Tóquio. Ele recebe alguns festivais durante o ano, como acontece na maioria dos templos. O maior e mais popular deles é o Sanja Matsuri, que é comemorado em maio e dura quatro dias e fecha as ruas próximas ao templo durante o dia.

Foto: Reprodução internetSensoji

Seiganto-ji

Com nome que significa Templo das Ondas Azuis, ele foi construído pelo monge indiano Ragyo Shonin. Ele se encontra na rota de Kumano, em Katsuura, uma província de Wakayama. Ele foi construído durante o reinado do imperador Nintoku, em homenagem a deusa Kannon. O local se tornou um grande complexo religioso budista e xintoísta e faz parte do complexo Kumano Sanzan e em 2004, foi designado como Patrimônio Mundial da Unesco. Anualmente, acontecem muitos festivais no templo, sendo o mais famoso deles o Nachi-no-Hi-Matsuri, o “festival do fogo”.

Foto: Reprodução InternetSeigantoji (Wakayama)

Daigo-ji

Localizado na cidade de Kyoto, ele foi fundado em 874. Ele possui mais de 80 estruturas que ocupam desde a base até o topo da montanha Daigo. Essas estruturas podem ser acessadas após uma longa e cansativa caminhada. Inicialmente, o templo foi construído em homenagem aos budas Juteikannon e Nyoirinkannon. Hoje, local é considerado Tesouro Nacional do Japão e Patrimônio Mundial da Uniesco e ele possui mais de 100 mil tesouros.

Foto: Reprodução InternetDaigo-ji (Kyoto)


Veja também algumas fotos de outros templos no Japão:

Foto: Reprodução Internet

Byodo-in (Kyoto)Templo de Byodo-in, em Kyoto.

Foto: Reprodução InternetToji (Kyoto)Templo de Toji, também localizado em Kyoto.
Foto: Reprodução InternetYakushi-ji (Nara)Templo Yakushi-ji, em Nara.
Foto: Reprodução Internet

Nanzoin (Fukuoka)
Templo de Nanzoin, em Fukuoka. 

Foto: Reprodução InternetDaisho-in (Miyajima)
Daisho-in, localizado em Miyajima.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais