Sistema Solar: quantos dias tem um ano em cada planeta?

O período de um ano é diferente em cada planeta. O motivo? A distância que cada um deles se encontra do Sol.

O Sistema Solar é um conjunto formado por oito planetas, pelo sol e por outros 1.700 corpos celestes menores (cometas, asteroides, etc). Cada um dos planetas – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estão a uma determinada distância do sol.

O tempo de um ano é o período de tempo em que um planeta leva para dar uma volta completa ao redor do sol. Considerando que cada planeta tem uma distância diferente do sol, isso significa que o ano em cada planeta possui dias diferentes. No Planeta Terra, um ano tem 365 dias. Mas, e nos demais planetas? Quantos dias tem um ano em cada um deles? Confira abaixo.

Mercúrio: é o planeta mais próximo do Sol e leva apenas 88 dias para dar uma volta completa ao redor dele.

Vênus: um ano nesse planeta possui 225 dias.

Marte: o tempo que o planeta vermelho leva para dar uma volta completa ao redor do Sol equivale a 1 ano e 8 meses na Terra: 687 dias.

Júpiter: o ano em Júpiter é muito mais extenso, tendo 4.332 dias.

Saturno: nesse planeta, o ano possui 10.760 dias. Mas acredite, é pouco, comparado com os próximos.

Urano: quando o planeta der uma volta completa ao redor do Sol, tem grande chance de você não estar mais vivo, caso você não cuide bem de sua saúde. Um ano em Urano possui 30.681 dias, o equivalente a 84 anos terrestres.

Netuno: é o planeta que tem o ano mais demorado do nosso Sistema Solar. Ele demora 60.190 dias para completar uma volta ao redor do Sol. Com certeza você não viverá o suficiente para ver esse planeta durante um ano.

Atualmente, Plutão não é mais considerado um planeta. Ele passou a ser classificado em 2006 como um planeta anão. Um ano em Plutão é equivalente há 248 na Terra.

Foto: Reprodução internetSistema Solar

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais