Sete doenças graves que não apresentam sintomas

Veja algumas doenças que não apresentam sintomas e podem ter graves consequências.

Os sintomas são os indicadores que nos levam a cuidar da nossa saúde quando algo em nosso corpo não está funcionando bem. É por causa de diversos sintomas que procuramos um médico, em busca de um tratamento adequado.

Porém, nem todas as doenças apresentam sintomas. E isso pode ser um sério problema quando não fazemos exames regularmente, pois sem eles, não há como saber se alguma dessas doenças está presente em nosso organismo.

Veja agora algumas dessas doenças:

Pressão alta

Doença perigosa, ela não apresenta sintomas, mas pode causar problemas de coração ou AVC – Acidente Vascular Cerebral. A pressão alta pode ser causada por diversos fatores: idade, antecedentes familiares, peso, excesso de álcool, tabaco, sedentarismo, estresse, entre outras causas.

Colesterol alto

A doença é descoberta através de exames de sangue e pode resultar em AVC ou infarto. É um tipo de gordura encontrada no nosso organismo, presente em diversos órgãos. Essa gordura não se dissolve no sangue, e é preciso controla-lo para não ultrapassar a quantia saudável e evitar suas graves consequências.

Diabetes

Também é identificada através do exame de sangue. É causada pela falta de insulina ou pela incapacidade da insulina exercer sua função corretamente, o que causa o aumento do açúcar no sangue. Por causa da quantidade elevada de açúcar, há o aumento da glicose, e consequentemente o surgimento da diabetes.

Hepatite C

A hepatite C é uma doença viral que é detectada através de exames de sangue. Considerada a pior das hepatites, ela afeta o fígado e pode levar a cirrose, câncer, insuficiência hepática e até mesmo à morte. Ela é causada por sangue contaminado ou por meio do uso de drogas.

Câncer de pulmão

Seus sintomas aparecem somente quando o câncer já se espalhou pelo órgão, o que faz com que cerca de 50% dos portadores desse câncer venham a óbito um ano após o diagnóstico. Existem quatro principais tipos de câncer de pulmão. A doença é causada pelo tabagismo.

Osteoporose

A doença causa enfraquecimento dos ossos e é mais comum em mulheres do que em homens. A osteoporose costuma aparecer após os 50 anos de idade e é causada principalmente pela falta de cálcio no organismo. Normalmente, ela é descoberta quando a pessoa sofre alguma queda ou fratura.

HPV

É considerada uma doença sexualmente transmissível. Pode causar diversos tipos de câncer e não tem cura, mas pode ser tratado quando é diagnosticado rapidamente. Ele é causado pelo vírus do papiloma humano e atinge a pele e as mucosas. Atualmente, sabe-se que existem mais de 200 tipos de HPV, sendo 150 deles já identificados e sequenciados geneticamente.

Veja também: Benefícios e riscos da dieta vegana

Veja também: Alimentos que ajudam a ter boa memória

Foto: Reprodução InternetDoenças

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais