Sete curiosidades sobre as estrelas-do-mar
Em todo o mundo existem pelo menos 2 mil espécies diferentes desse equinoderme.
Se você era uma daquelas crianças que adorava praia, provavelmente você já desejou encontrar uma estrela-do-mar durante o passeio. Esse animal é um dos representantes mais famosos quando o assunto é o fundo do mar. Não é por acaso que o Patrick, do desenho Bob Esponja, é uma estrela-do-mar.
Em todo o mundo existem pelo menos 2 mil espécies diferentes desse equinoderme, e as variações entre uma e outra são muitas, indo desde o tamanho até o ambiente em que prefere habitar. E, por envolverem muitas informações, elas possuem também várias curiosidades. Veja abaixo algumas informações bem interessantes sobre as estrelas-do-mar.
- As estrelas-do-mar não são consideradas peixes. Como já citado, elas são equinodermes. Apesar do nome delas em inglês ser starfish (peixe-estrela), elas são possuem nadadeiras e nem cauda, que são as principais características dos peixes.
- Nem todas as estrelas-do-mar possuem cinco braços. E isso é uma característica que varia dependendo da espécie. Já foram encontrados exemplares desse animal com 40 braços. É neles que ficam os milhares de pés que elas possuem, que servem tanto para caçar quanto para a locomoção. Os braços desses animais são bastante fortes, conseguindo abrir conchas e mexilhões.
- Ao contrário dos outros animais, elas não possuem cérebro e muito menos cabeça. Todos os seus movimentos acontecem por meio do sistema nervoso que elas possuem, que é bastante complexo. Sangue também é outro componente que não está presente no corpo desse animal, sendo “substituído” por um líquido chamado hemolinfa.
- A alimentação das estrelas-do-mar é totalmente carnívora. Seus “pratos” favoritos são moluscos e crustáceos, mas qualquer animal que esteja distraído pode virar refeição. Como possuem milhares de pés, eles são usados para segurar a presa, pois soltam um tipo de “cola”. O animal capturado pela estrela pode ser consumido externamente, visto que elas possuem estômago reversível. Quando há pouco alimento, elas ainda podem ser canibais!

- Se o assunto é reprodução, elas podem ser sexuadas ou assexuadas. Isso significa que elas podem se reproduzir por meio dos ovos ou por meio de um braço rasgado, por exemplo (esse processo é chamado de gemulação). As estrelas-do-mar ainda são péssimas mães, pois depois que colocam seus ovos, elas simplesmente o abandonam à própria sorte.
- O tamanho das estrelas-do-mar é bastante variável. Elas podem ter apenas alguns centímetros, mas também podem ter até um metro e pesar mais de 5 kg.
- Quando perdem algum dos braços de seu corpo, esses animais marinhos podem regenerá-lo em alguns dias.
Características das estrelas-do-mar
As estrelas-do-mar são animais marinhos que possuem forma achatada (na maioria das espécies) e cores variadas. Os olhos desse animal ficam localizados na ponta de cada um dos braços para facilitar na percepção da luz e da escuridão. A forma de locomoção acontece no formato de uma roda, girando.
O corpo delas pode ter diferentes aparências, dependendo da espécie. Podem ser encontradas estrelas lisas, granuladas, rugosas e até mesmo com pontas espinhosas bem destacadas.
Esses animais são extremamente sensíveis a luz e também a temperatura da água. Elas não conseguem viver na água doce e nem fora do mar. A maioria das estrelas-do-mar gosta de mares onde a água é mais quente, em regiões tropicais. Por viverem melhor na escuridão, elas podem habitar regiões de mais de 6 mil metros de profundidade.
Fotos de estrelas-do-mar
Para finalizar, o Dr. Curioso separou algumas fotos maravilhosas desse animal marinho para você conferir!




Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso