Saúde: O que é DPOC?

A DPOC é uma doença pulmonar que não possui cura.

Constantemente as pessoas estão em busca de cuidar de sua saúde, e elas estão totalmente certas. Se algo não vai bem, consultamos um médico e buscamos o tratamento adequado para nos livrarmos da doença. Em outros casos, simplesmente criamos hábitos que evitam o surgimento de problemas de saúde.

A sigla DPOC significa Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e é uma doença que não tem cura, apenas tratamento para retardar seu avanço. A doença, que é silenciosa, mata cerca de 3 milhões de pessoas, segundo a OMS. De acordo com a instituição, ela atinge 90% dos fumantes pelo mundo.

Ela é caracterizada pela redução persistente do fluxo de ar, que pode se agravar até causar morte. Ela costuma se manifestar entre os 35 e 40 anos de idade, depois que a pessoa passa por algum quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.

Sua principal causa é a exposição à fumaça do cigarro e em alguns casos, até mesmo a outros tipos de fumaça, como de carvoarias. Os sintomas são a dispneia (dificuldade pra respirar), a tosse crônica e a produção de fleumas (expectoração do muco). A doença causa ainda fraqueza muscular, raciocínio prejudicado e a pessoa também fica mais propensa a desenvolver depressão.

Apesar de não ter cura, a doença pode ser evitada. Deixar de fumar e evitar a exposição à poluição do ar por fumaça previnem a DPOC. Para os pacientes portadores da doença, tratamentos com medicamentos e fisioterapia desaceleram a evolução da doença.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais