Saiba quais são as oito maiores ilhas do Brasil

Uma ilha é definida como uma área de relevo, cercada por água, seja ela doce ou salgada. Somente no Brasil, mais de 6.800 ilhas são encontradas!

Uma ilha é definida como uma área de relevo, cercada por água, seja ela doce ou salgada. Ilhas cercadas por água doce são chamadas de fluviais e de água salgada de marítimas. Estima-se que no Brasil existam cerca de 6.800 ilhas, entre marítimas e fluviais. Veja abaixo quais ilhas brasileiras integram a lista de oito maiores do país.

Foto: Reprodução InternetIlha

1 – Ilha de Marajó

A maior ilha brasileira é a Ilha de Marajó, que fica localizada ao norte do Pará. Ela faz parte do Arquipélago de Marajó e é banhada pelo Rio Amazonas, Rio Pará e pelo Oceano Atlântico. Por ser banhada por águas marítimas e fluviais, ela ainda é considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo. Com 40.100 quilômetros quadrados, ela abriga uma população de aproximadamente 533 mil habitantes.

2 – Ilha de São Francisco do Sul

Essa ilha fica localizada no litoral norte de Santa Catarina e possui 13 praias que a circundam. Ela possui 493 km² e é um dos principais pontos turísticos do estado, principalmente no verão.

3 – Ilha de Santa Catarina

Banhada pelo Oceano Atlântico, essa ilha é famosa por outro nome: Florianópolis. Com 424,4 quilômetros quadrados, ela abriga a Capital de Santa Catarina e é um dos principais pontos turísticos do Brasil por causa de suas belas praias. Assim como a Ilha de Marajó, ela também faz parte de um arquipélago, que possui mais de 30 ilhas. A Ilha de Santa Catarina possui  54 km de comprimento e em alguns pontos, sua largura chega a até 18 km.

4 – Ilha de Tinharé

Localizada em Cairu, na Bahia, ela possui 400 km² e abriga quatro povoados: Garapuá, Galeão, Gamboa e Morro de São Paulo. Ela também possui muitas praias, sendo um forte atrativo turístico, além de sua culinária típica. A ilha é considerada ainda a maior ilha marítima do nordeste brasileiro.

5 – Ilhabela

Com 348 quilômetros quadrados, Ilhabela é um dos poucos municípios arquipélagos marinhos existentes no Brasil. A população dessa ilha, localizada no Estado de São Paulo, é de cerca de 28 mil habitantes, número esse que cresce em até 5 vezes no verão. Ela é muito popular entre os turistas por possuir belas praias, trilhas e cachoeiras.

6 – Ilha Grande

A sexta maior ilha brasileira fica localizada no Rio de Janeiro. Com 193 km², ela pertence ao município de Angra dos Reis e suas principais atividades econômicas são o turismo e a pesca. Suas praias são muito procuradas por quem gosta de água calma e trilhas. Ela também é uma ótima opção para praticantes de mergulho, pois além da água tranquila, ela é totalmente cristalina.

7 – Ilha Comprida

Mais uma paulista da lista, a Ilha Comprida tem 188 quilômetros quadrados e mais de 10 mil habitantes. No local, é possível encontrar praias, dunas, mangue, mata, sítios arqueológicos, além de uma rica fauna e flora. Ela faz parte do Complexo Estuário Lagunar de Iguape, que forma um dos grandes viveiros de espécies marinhas do Atlântico Sul.

8 – Ilha de Itaparica

Possuindo 146 km, ela fica na Baía de Todos os Santos, na Bahia. Seu nome, em tupi, quer dizer “cerca de pedras”, pois ela é rodeada por uma barreira de recifes.  Nela, existem dois municípios, sendo eles Vera Cruz e Itaparica, com cerca de 55 mil habitantes em toda a ilha. O local possui diversas praias, que todos os anos atraem milhares de turistas. Ela possui ainda um rico patrimônio cultural e natural.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais