Saiba como surgiram as principais tradições de casamento

Se você é apaixonado por casamento, aprenda um pouco mais sobre as tradições desse importante evento.

Quando o assunto é casamento alguns fatores merecem destaque, como, o vestido da noiva, decoração da festa, buquê, entre outros.

Mas alguém sabe o motivo pelo qual essa festa é rodeada de tradições clássicas? Esses simbolismos são vistos repetidamente em muitos casórios e agora vamos explicar onde e como surgiu cada tradição dessa linda festa.

O legado do Buquê

A tradição do buquê surgiu originalmente na idade média, quando a noiva caminhava a pé com sua comitiva até a igreja. Durante o caminho as pessoas davam à noiva ervas, flores e temperos. As ervas eram para espantar os maus espíritos e as flores representavam fertilidade.

Os noivos queriam retribuir todo carinho que recebiam dos convidados, desde o século XIV as noivas começaram o costume de jogar o buquê paras as convidadas, retribuindo assim todo afeto e carinho recebido.

Foto: Reprodução InternetBuque
 

O famosobolo de casamento

Quem nunca foi a uma festa de casamento pensando no bolo ou nos docinhos, que atire a primeira pedra! Comidas a parte, o bolo de casamento representa sorte, solenidade, partilha e união.

Na antiga Grécia os pombinhos distribuíam para os convidados um biscoito feito com gergelim e mel para iniciar uma vida de casados agridoce. Já os italianos tinham um costume diferente: em Roma a tradição era produzir um pão recheado de bolo e rasgá-lo sobre os convidados. Quanto mais farelos melhor, assim o casal teria mais propriedade, segundo a tradição.

Foto: Reprodução InternetBolo de casamento
 

Carregar a noiva no colo

Segundo a tradição, na noite de núpcias o noivo deve conduzir sua esposa até a casa ou suíte em seus braços.  A cena clássica teve sua origem na cultura oriental, eles acreditavam que gênios do mal ficavam aguardando na porta do quarto para atacar as noivas. Sendo assim, o marido a leva no colo para protegê-la. Mas essa não é única versão da origem desta tradição, outros defendem que a noiva não deve entrar com o pé esquerdo em casa, pois isso atrai má sorte, para evitar maus presságios o noivo deve entrar com ela no colo.

Veja também: Como surgiram as alianças?

Foto: Reprodução InternetNoivos
 

Agora além de aproveitar a festa, você também saberá de onde surgiram as tradições que norteiam esta solenidade.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais