Rato-toupeira-pelado pode ficar 18 minutos sem oxigênio

Esse mamífero possui sangue frio, é imune ao câncer e não possui olfato.

Se você quer conhecer um animal estranho, agora é sua oportunidade. O rato-toupeira-pelada é um animal tem características bem peculiares e uma aparência que com certeza está longe de ser bonito. Ele é um roedor originário do leste da África.

Foto: Reprodução Internetrato-toupeira-pelado
rato-toupeira-pelado

Esse mamífero possui sangue frio, é imune ao câncer e não possui olfato. Ele possui habilidade em correr pra trás da mesma maneira como corre para frente e ainda pode comer seu próprio excremento.

Recentemente, cientistas descobriram outra façanha desse mamífero: ele pode ficar até 18 minutos sem oxigênio. Ele faz isso “ativando” um sistema metabólico como o das plantas. Quando o oxigênio acaba, ele deixa de queimar a glucose como energia e passa a utilizar a frutose.

Durante os testes, os animais foram submetidos a um ambiente com apenas 5% de oxigênio (o ar que respiramos contém 21%) por cinco horas, e os animais não sentiram nenhum problema quanto a isso. Em seguida, o nível de oxigênio foi reduzido para zero e eles estraram em estado de animação suspensa por 18 minutos, sem sofrerem danos neurológicos.

O estudo foi publicado na revista Science.

Isso explicaria o motivo de eles conseguirem sobreviver no subterrâneo, onde o oxigênio existe em baixa quantidade.

Outras características

Esse roedor possui dentes incisivos que não param de crescer ao longo da vida. Eles gastam seus dentes cavando. Eles também são resistentes a dor, como o fogo, por exemplo. Eles vivem de maneira semelhante a formigas, liderados por uma rainha. Ela se acasala com um único macho e controla todos os indivíduos do grupo.

O tempo de vida desses ratos costuma ser maios longo do que de outras espécies de roedores. Enquanto ratos e camundongos vivem cerca de 3 anos em cativeiro, o rato-toupeira-pelado pode viver quase 30 anos. O corpo desse animal produz proteínas perfeitas, o que contribui para a longevidade de sua vida.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais