Quem são as gueixas?

Elas são importantes personagens da cultura japonesa. Sua principal característica é a maquiagem exótica.

Talvez você já tenha ouvido falar das gueixas, tenha uma noção de quem elas são ou talvez você não faça nem ideia do que é uma gueixa.

A palavra gueixa significa pessoa que vive das artes.  As gueixas são mulheres japonesas que estudam as tradições milenares do país, usando de elementos artísticos, como a dança, para entreter os convidados e turistas que visitam o Japão.

Foto: Reprodução InternetGueixas
 

Usando como tema a cultura e tradições japonesas, elas cantam, tocam instrumentos, dançam, recitam versos, contam histórias e conversam sobre diversos tópicos. A maioria dos clientes dessas mulheres são pessoas da elite, como grandes empresários, famosos e outras pessoas ricas. As gueixas transmitem uma imagem de mulher perfeita, com uma postura elegante e recatada, mas com um toque de sedução.

O objetivo delas é valorizar seus clientes e fazer com que eles se sintam atraentes. Por causa disso, muitas pessoas confundem as gueixas com prostitutas de luxo, mas o trabalho delas não envolve sexo.

As gueixas são tão importantes no país, que já são consideradas um símbolo cultural e histórico do Japão. Para seguir a profissão, a mulher passa por um longo treinamento, que começa quando ela tem de 16 anos de idade e dura cerca de cinco anos. Antigamente, os pais vendiam as filhas para se tornarem gueixas, como uma forma de obter renda, mas atualmente, as mulheres escolhem seguir a profissão de maneira espontânea.

A maquiagem usada pelas gueixas é bastante expressiva. O rosto é pintado de branco e um batom vermelho forma o desenho de um coração nos lábios. Os penteados são alinhados e caprichados, e as vestimentas são quimonos, feitos de seda, de maneira artesanal.

Foto: Reprodução InternetGueixa

Primeiras gueixas

Essa profissão surgiu no período feudal e não era realizada por mulheres. A profissão de gueixa era, inicialmente, executada por homens, que eram chamados de Taikomochi ou Houkan. Na época, a função deles era entreter o Daimyo.

A maioria das gueixas eram ex-prostitutas, que largavam a profissão do sexo para se dedicarem a uma profissão que se tornou muito respeitada e glamorosa nos anos de 1800.

Foto: Reprodução InternetGueixa
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais