Quem inventou o dominó?
Não se sabe exatamente quem inventou o jogo, mas os registros mais confiáveis apontam que ele surgiu na China.
Um dos jogos de mesa mais populares, dificilmente encontramos uma pessoa que nunca jogou dominó ao longo da vida. O jogo é bastante simples e, de forma bem resumida, consiste em combinar as peças iguais e, o primeiro que terminar as peças, vence. Ele pode ser jogador de forma individual ou em dupla.
Não se sabe exatamente a origem do dominó, pois muitas versões apareceram ao longo dos anos, mas acredita-se que a história com mais possibilidades de ser verdadeira é de que ele tenha sido inventado por um soldado chinês chamado Hung Ming. O suposto criador do jogo teria vivido entre 243 e 131 a.C. Na Europa, o dominó começou a ser jogado em meados do século XVIII, nas cortes de Veneza e Nápoles.
O modelo de jogo inventado na China possuía todas as 21 combinações que podem ser feitas ao lançar dois dados, já na Europa, ele tinha sete peças a mais. Foi no continente europeu que o nome dominó surgiu, sendo resultado da expressão ‘domino gratias’, que significa Graças a Deus. Essa expressão era muito repetida pelos padres quando eles venciam uma partida.
No Brasil, ele chegou com os portugueses durante a colonização do país e se tornou o principal passatempo dos escravos.
Veja também: Como o tênis de mesa foi criado?
Veja também: Quais as regras para jogar hóquei no gelo

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso