Quem inventou a tapioca e de que ela é feita?

Os índios foram os primeiros a desfrutarem da tapioca, antes mesmo dela ser descoberta pelos portugueses.

A tapioca, comida típica do Nordeste brasileiro, tem cada vez mais conquistado o país. Um alimento simples, mas que tem um sabor único e que permite que cada pessoa o adapte de acordo com seu gosto pessoal. Em 2006, o prato recebeu o título de Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade de Olinda – Pernambuco.

Feita a partir da fécula da mandioca, ela também é chamada de goma e foi descoberta no século XVI, pelos portugueses que viviam em Pernambuco. Com a escassez de farinha de trigo da época, os colonizadores se interessaram por uma produto diferente, utilizado pelos povos indígenas.

Inicialmente, ela era utilizada como substituta dos pães, mas depois passou a ser também ingrediente de outros pratos e até refeição principal. Hoje, é muito usada para substituir a farinha de trigo em algumas receitas, como em panquecas, por exemplo.

Os índios foram os primeiros a desfrutarem da tapioca, antes mesmo dela ser descoberta pelos portugueses, visto que eles cultivavam a mandioca e por isso, tinham fácil acesso a ela. Porém, os povos indígenas a chamavam por outro nome: beiju. Em alguns estados, ela possui tal nomenclatura até os dias atuais.

Quando está em seu estado “puro”, a tapioca não contém glúten e ainda possui poucas calorias. Porém, esse carboidrato tem índice glicêmico alto, devendo ser consumida com cuidado por algumas pessoas, como diabéticos. Por causa de sua composição, ela é muito consumida por atletas e inclusa em dietas.

Uma das maiores vantagens na hora de consumir a tapioca é que ela agrada facilmente a todos os paladares. Os recheios podem ser feitos de acordo com o gosto de cada pessoa, podendo variar entre camarão, carne seca, frango, presunto e queijo, entre outros, até as doces, como as recheadas com leite condensado, coco, chocolate, morango, etc.

Foto: Reprodução InternetOs índios foram os primeiros a desfrutarem da tapioca, antes mesmo dela ser descoberta pelos portugueses
Os índios foram os primeiros a desfrutarem da tapioca, antes mesmo dela ser descoberta pelos portugueses

Como fazer tapioca

Preparar a tapioca é um processo relativamente fácil. Se você não é um expert em culinária nordestina ou não sabe hidratar a goma de tapioca, você deve comprar a farinha já hidratada.

Para começar, você deve peneirar a farinha em uma vasilha e acrescentar uma pitada de sal. Pré aqueça uma frigideira antiaderente e em seguida, polvilhe a goma da tapioca sobre ela, de forma que fique uniforme. Após alguns minutos, quando toda a farinha estiver unida, vire do outro lado (igual fazemos com a panqueca). Espere mais alguns minutos, adicione o recheio de sua preferência, dobre a tapioca e pronto, é só degustar!

Se você é mais tradicional e prefere hidratar a farinha você mesmo, o processo é um pouco mais demorado. Antes de fazer as coisas citadas no parágrafo acima, você deve preparar a goma da tapioca primeiro. Para isso, você usará cinco xícaras de água para 500 gramas de tapioca. Em uma tigela, a água e a goma devem ser misturadas. Depois disso, deixe descansar por duas horas. Escorra a água (que ficou por cima) e deixe a massa seca em um pano. Quando estiver seca, basta peneirar na frigideira e preparar da forma já explicada.

Aprenda também: De que é feito o molho shoyu?

Saiba também: É verdade que comer banana à noite faz mal?

Foto: Reprodução InternetFeita a partir da fécula da mandioca, ela também é chamada de goma e foi descoberta no século XVI.
Feita a partir da fécula da mandioca, ela também é chamada de goma e foi descoberta no século XVI.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais