Quem foi Nelson Mandela?

Confira um resumo da vida de um dos africanos que mais marcaram a história.

Se você é uma pessoa minimamente informada sobre a história ou até mesmo acompanha os noticiários, com certeza já ouviu falar sobre Nelson Rolihlahla Mandela. Ele foi um famoso líder africano, conhecido por lutar pela paz e pelos direitos humanos. Confira abaixo um resumo da vida de um dos africanos que mais marcaram a história.

Ele nasceu em 18 de julho de 1918, em uma pequena aldeia em Mvezo, na África do Sul e, quando adulto, se tornou advogado. Nelson Mandela era considerado um líder rebelde, que presidiu a seu país de origem de 1994 a 1999. Durante sua vida, ele teve seis filhos e se casou três vezes.

Membro de uma família de nobreza tribal, ele deveria ocupar um cargo de chefia junto ao seu grupo, porém, aos 23 anos recusou tal posição e foi para Joanesburgo, onde começou a atuar na política. Ao entrar para a universidade, ele pode estudar inglês, direito romano e holandês, antropologia, política e administração nativa, além de começar a pratica esportes como o boxe e a corrida.

Enquanto se tornava um advogado, Mandela foi líder da resistência não violenta da juventude, se tornando réu em um julgamento, onde o acusaram de traição, se tornando assim o prisioneiro mais popular do mundo. Ele ficou preso por 27 anos e foi solto em 1990, após uma campanha internacional. Quando entrou para a política, ele foi o responsável pela refundação de seu país como uma sociedade com diversas etnias. Ao assumir a presidência da África do Sul, ele o transformou de um regime draconiano para uma democracia plena.

Por lutar pela igualdade racial e étnica e pelos direitos humanos, ele era considerado um líder político e moral e ganhou diversas medalhas e prêmios, como o importante Prêmio Nobel da Paz, em 1993 e a Medalha Benjamin Franklin por Serviço Público de Destaque, em 2000. Nelson Mandela ainda foi o símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racial oficializado em 1948.

Em 5 de dezembro de 2013, a morte de Nelson Mandela foi anunciada pelo presidente sul-africano Jacob Zuma. Seu falecimento aconteceu aos 95 anos, devido a problemas de saúde que já ocorriam há alguns anos. Ele deixou um patrimônio avaliado em 4 milhões de dólares, divididos para os parentes e pessoas próximas, além de quantias para serem investidas em educação e outros valores defendidos pelo líder.

Foto: Trevor Samson/AFP/Getty ImagesNelson Mandela foi um famoso líder africano, conhecido por lutar pela paz e pelos direitos humanos.
Nelson Mandela foi um famoso líder africano, conhecido por lutar pela paz e pelos direitos humanos.

Dia Internacional de Nelson Mandela

Devido sua importante contribuição para a história africana, no dia 18 de junho é comemorado o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi escolhida por ser o dia em que ele fazia aniversário. Essa forma de homenageá-lo foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em novembro de 2009. O objetivo é celebrar a igualdade racial e étnica, a proteção dos direitos humanos, a integridade da humanidade e também comemorar o fim do conflito entre povos.

A iniciativa para que a data, chamada de Mandela Day, fosse instituída foi da Fundação Mandela, juntamente com outros grupos de apoio aos direitos humanos.

Conheça também a história de Dina Barile, brasileira que viajou para a estratosfera e 138 países

Descubra também quem foi o americano Al Capone, citado em filmes, músicas e livros

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais