Quem foi Carlos Chagas, importante pesquisador brasileiro?

Carlos Chagas nasceu em Minas Gerais e se tornou um importante médico e pesquisador.

Talvez, ao longo de sua vida, você nunca tenha ouvido falar de Carlos Chagas. Mas, uma doença que leva seu nome é bastante conhecida e afeta cerca de 6 milhões de pessoas em todo o mundo: a doença de Chagas.

Brasileiro, Carlos Chagas nasceu em 9 de julho de 1879, em Oliveira (MG) e se tornou biólogo, cientista, médico sanitarista e bacteriologista. Ele foi o responsável por descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas. Por causa de sua evidenciação, ele se tornou um dos pesquisadores mais renomados do país.

Após perder o pai aos 4 anos de idade, ele foi criado pela mãe e, por influência de um tio, decidiu seguir a carreira de medicina. Sua mãe, no entanto, queria ver o filho formado em Engenharia, mas acabou aceitando a escolha do filho.

Foto: Reprodução InternetCarlos Chagas foi o pesquisador que descobriu a Doença de Chagas.
Carlos Chagas foi o pesquisador que descobriu a Doença de Chagas.

Em fevereiro de 1897, Carlos Chagas vai para o Rio de Janeiro, onde começou a cursar medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (atual UFRJ). Ele concluiu o curso em 1902.

Depois de formado, o médico passou a trabalhar no Instituto Soroterápico Federal, que mais tarde se transformou no Instituto Oswaldo Cruz. Por influência de dois professores da faculdade, ele se dedicou a estudar doenças tropicais, em especial a malária.

Orientado pelo médico Oswaldo Cruz, Chagas desenvolveu sua tese de doutorado sobre o ciclo evolutivo da malária, denominado “Estudo Hematológico do Impaludismo”. O trabalho foi concluído em 1903.  Por causa desses estudos, ele foi levado por seu mentor para combater a doença em Itatinga (SP), pois a região sofria com um surto de malária.

Homem salva cerca de 1.200 judeus durante o Holocausto

No ano de 1907, ele foi para a cidade mineira de Lassance, também para eliminar a malária. Durante esse trabalho, ele fez análises e estudos e descobriu uma espécie diferente de protozoário no sangue de um sagui, a qual deu nomeou de Trypanosoma minasensis. Após o alerta de um engenheiro da ferrovia sobre uma infestação do inseto conhecido como barbeiro, Carlos Chagas analisou alguns exemplares. Ele encontrou o mesmo protozoário no organismo do animal, mas em uma fase evoluída.

Foto: Reprodução InternetO barbeiro é o transmissor da Doença de Chagas.
O barbeiro é o transmissor da Doença de Chagas.

Por não haver estrutura para uma pesquisa mais detalhada sobre a nova descoberta, Chagas mandou alguns insetos para serem analisados por Oswaldo Cruz no Instituto. No laboratório, os barbeiros foram alimentados com saguis saudáveis, que contraíram o protozoário.

Ao voltar para o Rio de Janeiro e analisar os resultados, o pesquisador descobriu que se tratava de um protozoário diferente do Trypanosoma minasensis. Ele batizou a nova espécie de Trypanosoma cruzi, em homenagem ao médico Oswaldo Cruz.

Para confirmar sua teoria, ele retornou a Lassance, onde recolheu amostrar de sangue de um gato infectado e, posteriormente, de uma menina de 3 anos, que apresentava como sintomas febre e anemia. Observações também foram feitas sobre inclusões parasitas no cérebro e miocárdio da criança.

Sua descoberta foi finalizada com a descrição de 27 casos da enfermidade em formas agudas. Carlos Chagas conseguiu descrever o ciclo inteiro da doença: identificação do vetor (barbeiro), agente causal (Trypanosoma cruzi), reservatório doméstico (o animal), a doença nos humanos e, por fim, suas complicações (a doença causa insuficiência cardíaca).

Além de revelar a doença de Chagas, o médico também foi o primeiro a descobrir o gênero Pneumocystis, um tipo de fungo parasita. Ele participou de expedições na Amazônia que tinham como objetivo analisar a saúde em regiões de difícil acesso. Ele ainda ajudou no combate à gripe espanhola quando a doença chegou ao país. Ao longo de sua carreira, Carlos Chagas teve muitos artigos publicados, contribuiu com a pesquisa de diversas enfermidades e foi diretor do Instituto Oswaldo Cruz e também do Departamento Nacional de Saúde Pública.

Carlos Chagas morreu aos 55 anos, no dia 8 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro. A causa foi um infarto do miocárdio.

Veja também: Quem foi Anne Frank e como ela se tornou mundialmente conhecida?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais