Quantos produtos podem ser feitos com o girassol?

Essa planta é considerada totalmente versátil, pois todas as suas partes são matéria prima para algum produto.
Foto: Reprodução InternetUma plantação de girassol pode ser transformada em diversos produtos. O óleo de girassol é o mais popular deles.
Uma plantação de girassol pode ser transformada em diversos produtos. O óleo de girassol é o mais popular deles.

Oriundo do Peru, o girassol hoje é popular em praticamente todos os lugares do mundo. Seu fácil cultivo possibilita que ela seja plantada em todos os continentes do Planeta Terra, resistindo e se adaptando facilmente aos diversos tipos de clima e regiões. Outro ponto positivo da planta é que ela pode ser totalmente utilizada. No Brasil, o estado de Mato Grosso é o maior produtor de girassol.

O produto mais conhecido é feito a partir da semente da planta: o óleo de girassol. Elas também são usadas como alimento para os seres humanos, pássaros e outros animais. Desde muitos anos atrás, os povos indígenas já faziam seu uso na forma de farinha. As hastes podem ser aproveitadas como material para forração acústica de ambientes. Além disso, juntamente com as folhas, elas podem ser ensiladas, servindo como adubo verde para o solo. Essa cultura ainda pode ser usada como ração para o gado, na forma de silo.

As flores do girassol são outra parte muito importante da planta. Além de abrigarem as sementes, elas são utilizadas tanto como flor de corte quanto para vasos. Não é raro encontrarmos eventos em que o girassol foi utilizado na decoração. Das flores pode ser extraído, além das sementes, um tipo de mel.

Foto: Reprodução InternetA semente de girassol pode ser consumida tanto por seres humanos quanto por animais.
A semente de girassol pode ser consumida tanto por seres humanos quanto por animais.

Mais recentemente, o plantio do girassol vem ganhando outra utilidade. Muitos fotógrafos tem usado os grandes campos de cultivo da planta como cenários para ensaios fotográficos.

Muito versátil, o girassol tem demonstrado sua importância a cada dia. Além de poder ser utilizado em produtos, suas raízes ainda são excelentes para a reciclagem dos nutrientes do solo e sua matéria orgânica introduz muitos nutrientes na terra.

Benefícios para a saúde

As sementes de girassol, parte da planta consumida por nós, humanos, podem nos fornecer diversos benefícios quando o assunto é saúde. Elas são uma ótima fonte de vitamina E, sendo por isso um anti-inflamatório e ajudando a evitar o envelhecimento precoce da pele. O selênio presente nela ainda resulta em ação antioxidante.

Os fitoesterois também estão presentes nas sementes, o que diminui os níveis de colesterol alto, e também possuem uma boa concentração de magnésio, ajudando a reduzir as chances de acidente vascular cerebral (AVC) e ataques cardíacos, além de ajudar no tratamento de enxaquecas.

Rica em fibras, a semente de girassol é usada para resolver problemas como a prisão de ventre e por isso, muito associada a perda de peso, pois contribui para a regularização do intestino. Suas proteínas auxiliam no ganho de massa muscular e por isso, ela é incluída na dieta de atletas frequentemente.

Foto: Philipe NogueiraFotógrafos tem feito uso das plantações de girassol para realizar ensaios fotográficos, devido a beleza dessa flor tão popular.
Fotógrafos tem feito uso das plantações de girassol para realizar ensaios fotográficos, devido a beleza dessa flor tão popular.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais