Quantos ossos tem o corpo de um ser humano?

Aos nascer, os humanos possuem mais ossos do que durante a fase adulta.

O corpo humano é formado por diversos tipos de tecidos. Músculos, pele, ossos, vias arteriais, etc. Os ossos são uma importante parte do nosso corpo, pois são responsáveis pela nossa movimentação, dando sustentabilidade, firmeza e estabilidade, além de servir como proteção para os demais órgãos do corpo, alguns deles bastante sensíveis, como o cérebro.

Um ser humano adulto possui 206 ossos, mas quando bebê, esse número pode chegar a cerca de 300. A quantia de ossos diminui com o crescimento, pois muitos deles se fundem uns aos outros, formando um osso só.

Esses 206 ossos são divididos em sete partes: ossos da cabeça, ossos do pescoço, ossos do ouvido, ossos do tórax, ossos do abdômen, ossos dos membros inferiores e ossos dos membros superiores.

Foto: Reprodução InternetOssos

Na cabeça estão localizados 22 ossos, sendo oito no crânio e 14 na face. O pescoço possui apenas 1 osso, enquanto o ouvido tem seis. No tórax, encontramos 44 ossos, sendo que desses, 24 são costelas. No abdômen então localizados sete ossos. A maioria dos ossos está concentrada nos membros inferiores e superiores, com 62 e 64 ossos, respectivamente.

Uma das principais características dos ossos é eles serem bastante rígidos e resistentes, tanto que, são os últimos a desaparecerem após o corpo entrar em decomposição. Eles também são os responsáveis por produzir as células do sangue.

Apesar de sua consistência dura, os ossos também se desgastam e por isso, cerca de 10% de nosso esqueleto precisa ser substituído anualmente. Células especializadas fazem um trabalho de destruir as partes desgastadas e reconstruí-las.

Na composição dos ossos, podemos encontrar sais de cálcio e fosfato, que são os responsáveis pela rigidez deles, além do colágeno, que dá flexibilidade e também é um dos responsáveis por colar os ossos quando eles se quebram.

O sistema ósseo ainda possui outra curiosidade. Ele não é maciço, e sim formado por camadas. A camada externa é formada por uma fina membrana, chamada de periósteo. Abaixo dela fica a parte mais dura e resistente do osso. O centro dos ossos, onde fica a medula óssea (também chamada de tutano), é formado por osso poroso e sua aparência é esponjosa, o que torna o osso leve, apesar de sua rigidez.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais