Quantos litros de água um camelo consegue beber de uma só vez?

Por causa da grande capacidade de armazenamento, os camelos podem ficar até três semanas sem beber água.

Que eles são resistentes, andam pelo deserto, bebem bastante água e conseguem ficar sem ingeri-la por muitos dias, isso todos sabem. Mas, até quantos livros de água um camelo consegue beber por vez? Além disso, o que faz com que ele consiga ficar tanto tempo sem precisar consumir água?

Primeiro de tudo, vamos esclarecer um grande mito envolvendo esse animal: as corcovas do camelo não são para armazenar água. Elas são reservatórios de gordura.

Foto: PixabayPor viverem em regiões de deserto, os camelos possuem características que ajudam no armazenamento da água.
Por viverem em regiões de deserto, os camelos possuem características que ajudam no armazenamento da água.

De uma vez só, os camelos possuem a capacidade de beber cerca de 200 litros de água. Essa água fica armazenada em diferentes locais do corpo, como no estômago e, principalmente, na corrente sanguínea.

Quando o animal ingere os 200 litros de água que “cabem” nele, ele está preparado para ficar por até três semanas sem necessitar de mais água. Isso acontece por causa de seu metabolismo e ritmo em que exerce suas atividades (no caso, a caminhada). Por andar lentamente, esse animal gasta pouca energia e, consequentemente, seu organismo não consome uma grande quantia da água que está armazenada.

Para resistir, a espécie adaptou as células vermelhas de seu sangue. Nos outros mamíferos, essas células possuem formato redondo, mas nos camelos elas são ovais. Com isso, elas circulam com maior facilidade pela corrente sanguínea durante períodos de desidratação. Além disso, suas características físicas fazem com que sua transpiração seja mínima, o que reduz a quantia de líquido que é perdida.

A primeira dessas características é a narina dos camelos. O interior delas possui formato de cones e espirais, o que faz com que a areia não consiga entrar no organismo, preservando assim a umidade. Além disso, as paredes dessas cavidades nasais possuem capacidade para absorver água.

Foto: PixabayOs camelos podem beber cerca de 200 litros de água por vez.
Os camelos podem beber cerca de 200 litros de água por vez.

A penugem densa que cobre o dorso dos camelos também ajuda a reduzir a transpiração. Por ser bastante espessa, ela não permite que o calor do sol penetre na pele do animal. Por último, o camelo ainda elimina a urina em pequenas quantidades, o que “economiza água”. O xixi dessa espécie é bastante espesso, semelhante a um xarope. As fezes também são extremamente secas, a ponto de poderem ser usadas para fazer fogo.

Descubra também: Cães e gatos transpiram?

Por que o caranguejo anda de lado?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais