Quantas células nascem e morrem por dia em nosso corpo?

As células são os organismos que constituem os organismos vivos.
Foto: Reprodução Internetcelulas
 

Nosso corpo é totalmente formado por células, divididas em mais de 200 tipos diferentes. Minúsculas, elas só podem ser vistas individualmente com o auxílio de um microscópio. Elas são as responsáveis pela formação dos tecidos e órgãos que compõem o corpo humano, cada uma contendo uma função específica. E, assim como uma pessoa, elas nascem e morrem.

Dizer quantas células nascem e morrem diariamente é algo impossível, porém, a medicina conseguiu chegar a um número estimado. E ele é surpreendente.

Estudos mostraram que nosso corpo produz cerca de 432 trilhões de células por dia. Essas novas células são produzidas para renovar os tecidos do corpo, principalmente os responsáveis pelo revestimento e sustentação do corpo. A pele, por exemplo, precisa de constante renovação, pois o simples fato de passarmos uma toalha em nosso braço faz com que milhares de células sejam retiradas da região.

Foto: Reprodução Internetcelulas

Porém, cada parte do corpo e cada órgão possui uma frequência diferente de renovação. O tecido que reveste o estômago, por exemplo, é renovado uma vez a cada 4 a 7 dias.

Para a morte, a estimativa é que cerca de 2 bilhões de células deixem de ter vida todos os dias em nosso corpo. Cada célula é programada para cometer um processo chamado “apoptose”, que é um mecanismo útil que mantém o equilíbrio dos organismos multicelulares. É algo como se as células precisassem morrer para que outras possam ocupar o lugar e desenvolver seu papel com mais eficiência do que a célula antiga.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais