Quantas bandeiras já foram utilizadas no Brasil?
A bandeira nacional de hoje em dia começou a ser usada em 1889, após a Proclamação da República.
A bandeira é o principal símbolo de um país. Ela está presente em quase tudo que diz respeito a uma nação: na política, no esporte, em edifícios públicos, em praças, etc. E neste 7 de setembro, dia em que os brasileiros comemoram a independência do país, o Dr. Curioso vai falar um pouco sobre as bandeiras que já foram usadas no Brasil.
Nosso país já teve 12 bandeiras antes da que conhecemos atualmente. A bandeira nacional de hoje em dia começou a ser usada em 1889, após a Proclamação da República.
Veja também: O que aconteceu em 7 de setembro, além da Independência?
A primeira bandeira a ser hasteada em solo brasileiro, foi a Bandeira da Ordem de Cristo. Ela veio juntamente com Pedro Álvares Cabral, por ser um dos símbolos de Portugal e também por representar a ordem religiosa que patrocinou a vinda dos portugueses. Ela foi utilizada até 1651.

Em 1500, João II criou a Bandeira Real. Ela foi utilizada até 1521 e, apesar de ser a bandeira oficial, ela perdeu espaço para a Bandeira da Ordem de Cristo. Além do estandarte real, ela possuía o brasão de armas do país.

De 1521 até 1616, foi utilizada no Brasil a Bandeira de D. João III. Em seu desenho, a cruz foi substituída pela coroa real. Durante seu uso, muitos momentos importantes aconteceram, como a criação dos governos-gerais e quando o país foi dividido em dois governos.

Durante o período que o Brasil esteve sob domínio da Espanha, entre 1616 e 1640, a bandeira oficial foi modificada, ganhando cinco ramos em cada lado do escudo português.

A Bandeira da Restauração começou a ser usada em 1640 e marcou a retomada do domínio de Portugal, com D. João IV, que instituiu tal bandeira e retirou os ramos acrescentados pelos espanhóis. Ela foi utilizada até 1656.

No ano de 1645, pela primeira vez uma bandeira foi criada exclusivamente para o Brasil. A Bandeira do Principado foi usada até 1816.

Em 1683, a bandeira ganhou, pela primeira vez, o retângulo verde que conhecemos, com a Bandeira de D. Pedro II de Portugal. Ela foi utilizada durante o período em que aconteceram mais expedições de bandeirantes. Ela existiu até 1706.

Quando a Família Real Portuguesa veio para o território brasileiro, muitas coisas foram alteradas, inclusive a bandeira. Entre 1816 e 1821 foi usada a Bandeira de Portugal, Brasil e Algarves. O Brasil era representado pela esfera azul.

Utilizada por somente um ano, a Bandeira do Regime Constitucional surgiu em 1821 e esteve presente na ocasião da Independência do Brasil, em 7 de setembro. Ela ficou marcada por ser a última bandeira portuguesa a ser oficial no Brasil.

Após se tornar um país independente, surgiu a Bandeira de Brasil Império, pela primeira vez, exclusiva do território nacional. Apesar de já ter a maioria das cores que conhecemos, o significado era outro: o verde representava a casa Bragança de D. Pedro I e o amarelo, a casa Habsburgo de D. Leopoldina.

Por quatro dias após à Proclamação da República, surgiu a primeira Bandeira do Brasil República. Ela foi usada somente dos dias 15 a 19 de novembro de 1889 e foi inspirada na bandeira dos Estados Unidos.

A última bandeira a ser desenhada é a que utilizamos hoje. Criada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, ela traz o lema positivista “Ordem e Progresso”. Originalmente, ela possuía 11 estrelas, que representavam os estados brasileiros. Atualmente, o número aumentou para 27. O significado das cores também mudou, tendo o verde passado a representar a natureza, o amarelo a riqueza mineral do país e o azul, o céu estrelado.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso