Quantas árvores precisam ser plantadas para salvar o planeta?

Pela primeira vez, um estudo definiu em números quantas árvores a mais são necessárias para salvar o mundo.

Durante as aulas de ciências, com certeza você aprendeu sobre a importância das árvores para a vida no Planeta Terra. São elas que purificam o ar, quando captam o dióxido de carbono (CO2) durante a fotossíntese. Porém, o desmatamento frequente, juntamente com a poluição, estão afetando a qualidade do ar e, consequentemente, a vida terrestre. Para reverter esse quadro, você sabe quantas árvores precisam ser plantadas?

A resposta para essa pergunta foi publicada na Revista Science. Pela primeira vez, um estudo definiu em números quantas árvores a mais são necessárias para o planeta: pelo menos 1 bilhão de hectares. Se toda essa extensão de terra tivesse árvores, a temperatura global até 2050 aumentaria apenas 1,5ºC e os níveis de carbono na atmosfera diminuiriam cerca de 25%. Atualmente, a previsão é de que até 2100 a Terra fique 4ºC mais quente, devido ao efeito estufa.

O estudo ainda foi além e, usando um software do Google, foi possível definir quais os locais do planeta que teriam mais capacidade para receber as árvores. Os especialistas excluíram áreas onde já existem florestas, centros urbanos ou regiões utilizadas na agricultura.

Foto: Reprodução/ScienceO estudo mapeou o planeta e apontou os locais com mais possibilidade de receber árvores.
O estudo mapeou o planeta e apontou os locais com mais possibilidade de receber árvores.

Em toda a Terra ainda existe um espaço de 0,9 bilhão de hectares onde as árvores podem ser plantadas. Se toda essa região for coberta pelas plantas, estima-se que seriam retirados da atmosfera aproximadamente 200 trilhões de toneladas de carbono.

Segundo Thomas Crowther, coautor da pesquisa, cultivar árvores é a maneira mais viável que existe para proteger o planeta atualmente. Porém, o estudo não definiu qual a melhor maneira de realizar esse plantio e nem afirmou que isso é realmente possível.

Estudos realizados anteriormente, o Brasil é um dos países que mais sofre com o aumento da temperatura, mesmo tendo parte de seu território ocupado pela Floresta Amazônica. Estima-se que em algumas regiões do país a temperatura já tenha aumentado 3ºC desde 1900, e até 2100, aumentará até 7 graus.

Tendo em mãos esses estudos e dados, podemos chegar à conclusão de que não devemos para fazer algo pelo planeta. Se você tem na sua lista de desejos o item “plantar uma árvore”, não espere mais! Faça sua parte e, se possível, plante não somente uma, mas várias!

Aprenda também: Quatro árvores típicas da flora brasileira

Em números: De que forma as árvores ajudam o Planeta Terra?

Foto: Ciclo VivoAs árvores retiram o CO2 da atmosfera terrestre, purificando o ar que respiramos.
As árvores retiram o CO2 da atmosfera terrestre, purificando o ar que respiramos.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais