Quando as bicicletas foram inventadas?

A bicicleta se tornou um dos principais meios de transporte da população, sendo o mais utilizado no mundo.

A bicicleta se tornou um dos principais meios de transporte da população, sendo o mais utilizado no mundo. Ela traz alguns benefícios para nossa vida e para o planeta, como ser uma forma de exercícios físicos e um meio de locomoção que não emite gases poluentes. E, apesar de estar se tornando mais popular nas últimas décadas, sua história começou a dois séculos atrás.

Criada em Paris, na França, em 1818, a bicicleta era chamada de “cavalinho-de-pau”. Seu inventor foi o Barão Drais. Na época, ela não possuía pedais, o que fazia com que as pessoas que a usavam se cansassem rapidamente.

Alguns anos depois, em 1840, o escocês Kirkpatrick Macmillan construiu uma espécie de pedal e incorporou à roda dianteira, por meio de um manete. Com isto, a bicicleta ganhou estabilidade e também rapidez. Não satisfeito, um ferreiro francês, especialista em carruagens, chamado Pierre Michaux, criou outro pedal, desta vez instalado em uma bicicleta de duas rodas traseiras e uma dianteira. Esse tipo de veículo ganhou o nome de velocípede e é considerado como sendo a primeira bicicleta moderna.

Em 1874, a evolução do pedal ganhou mais um capítulo. H. J. Lawson construiu um sistema com correntes, semelhante ao formato que conhecemos hoje. Cinco anos depois um novo modelo foi desenhado, batizado de “Byciclette”.

Na década de 1880, outra evolução no mundo das bicicletas aconteceu. O inventor inglês John Kemp Starley projetou um veículo com guidão, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes, bem semelhante ao modelo atual. Essa foi a última mudança significativa que aconteceu.

Foto: Reprodução InternetA história da bicicleta começou em 1818.
A história da bicicleta começou em 1818.

Curiosidades sobre a bicicleta

- A primeira competição envolvendo o uso de bicicletas que se tem registro aconteceu no dia 20 de abril de 1829, em Munique. Na ocasião, 26 pessoas tiveram que percorrer um percurso de cinco quilômetros.

- No Brasil, a bicicleta chegou no final do século XIX. Imigrantes europeus trouxeram o veículo da Europa para Curitiba, no Paraná, e para São Paulo, capital.

- Documentos históricos apontam que Leonardo da Vinci projetou um modelo de bicicleta ainda no século XV, mas nunca executou o projeto. Tais registros, guardados no Museu de Madrid, são contestados por alguns estudiosos.

- A maior bicicleta já construída tinha 20 metros e podia transportar 35 pessoas.

- Estima-se que no mundo exista, no mínimo, 1 bilhão de bicicletas.

- No espaço ocupado por um carro podem caber entre 6 e 20 bicicletas, dependendo do modelo e tamanho de cada uma.

- O custo de manutenção de uma bicicleta é cerca de 20 vezes mais barato que de um carro.

- Amsterdam possui cerca de 400 km de ciclovias, sendo considerada uma cidade amiga das bicicletas.

- A velocidade mais alta que uma bicicleta já alcançou foi 268 km/h. O recorde pertence a Fred Rompelberg. Para atingir essa velocidade, ele foi impulsionado por um dragster especialmente projetado.

Descubra também: Como surgiu a brincadeira do "fusca azul"?

Descubra também: Como os ursos de pelúcia foram criados?

Foto: Reprodução InternetO meio de transporte mais usado no mundo é a bicicleta.
O meio de transporte mais usado no mundo é a bicicleta.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais