Qual o tecido que os gatos mais gostam de arranhar?

A descoberta surgiu através de uma pesquisa, feita pelo Grupo de Estudo Científico da Cão Cidadão.

Os gatos são animais que possuem hábitos bem específicos, como dormir demais. Mas, um deles é muito estressante para os tutores. Se você tem esse animal em casa, sabe que mais cedo ou mais tarde ele sempre acaba arranhando alguma coisa. Não é difícil encontrarmos sofás e travesseiros arranhados por eles.  Estima-se que 90% das residências que tem esse bicho de estimação possuem algum móvel com marcas das unhas. Além de sentirem a necessidade de arranhar superfícies, esses felinos ainda possuem um tecido favorito.

Foto: Reprodução InternetUma pesquisa mostrou que os gatos possuem um tecido favorito para arranhar.
Uma pesquisa mostrou que os gatos possuem um tecido favorito para arranhar.

Um estudo realizado pelo Grupo de Estudo Científico da Cão Cidadão (GEC) apontou que os gatos tem preferência por arranhar chenille, um tecido formado por lã, algodão e seda. A textura desse tecido é semelhante ao veludo e muito usada em sofás. Porém, o problema é que muitas vezes, as unhas ficam presas no tecido, podendo ocasionar lesões, por isso o material deve ser evitado.

Um tecido sintético chamado suede também está na lista de favoritos. Ele lembra a camurça e é feito de poliéster, e também é chamado por algumas pessoas de “antigato”.

E, se eles escolhem o tecido favorito, os gatos também decidem quais eles não são muito “fãs”. É o caso do couro sintético e do gorgorão impermeável (utilizado em móveis de ambientes externos por ser à prova d’água).

A pesquisa, feita através de um questionário online, foi respondida por tutores de gatos, criadores, voluntários de ONGs e até mesmo funcionários de lojas de móveis. O estudo levou cerca de dois anos para ser concluído.

Para confirmar as respostas, arranhadores com os quatro tipos de tecidos citados foram construídos e deixados em três ONGs, para que os felinos pudessem usar. No período de quatro a dez dias, cerca de 150 animais testaram suas unhas nos objetos. A experiência ainda foi monitorada através de câmeras com sensor de movimento e luz infravermelha.

Veja também: Cinco mitos sobre os gatos

Por que os gatos arranham?

Arranhar objetos não é exclusividade dos gatos. Outros felinos e animais também possuem tal hábito, como, por exemplo, os ursos. Sabe-se que tal ação serve para afiar as unhas, pois, na natureza, elas são sua principal ferramenta de caça.

Porém, não é apenas por esse motivo. Especialistas afirmam que o ato de arranhar superfícies também pode ser uma forma de comunicação, marcação de território e até mesmo um jeito de impressionar não somente o sexo oposto, mas outros animais.

É importante destacar que, se você possui um gato em casa, não deve impedi-lo de arranhar objetos. Quando tal ação é “cortada” de sua vida, pode resultar em estresse e prejudicar o bem estar do animal. A solução é instalar arranhadores de diversos materiais e tamanhos pela casa, para que ele possa manter seu instinto sem destruir os móveis.

Pesquisa aponta que os gatos são o reflexo de seus donos

Para facilitar a vida dos nossos leitores, o Dr. Curioso selecionou alguns vídeos, para que vocês mesmos possam fazer os arranhadores de seus gatinhos!

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais