Qual o tamanho territorial de cada continente?

O maior de todos é a Ásia e o menor é a Oceania.

O Planeta Terra é composto por seis continentes, que juntos, ocupam 29% da superfície terrestre, com uma extensão total de 149.440.850 quilômetros quadrados. São eles: América, Ásia, Antártida, África, Europa e Oceania.

Cada um desses continentes possui suas próprias características, tais como clima, cultura, tamanho, geografia, entre outros.

A América, que é dividida em América do Norte, Central e do Sul, possui uma área de aproximadamente 42 milhões de quilômetros quadrados. Ela é composta por 35 países e uma população de cerca de 934,3 milhões de habitantes.

O continente asiático é o maior e mais populoso dos seis, com uma área de 44,9 milhões de quilômetros quadrados e população de 4,1 bilhões de habitantes (60% da população mundial). A Ásia está dividida em 48 países e seu tamanho corresponde a 30% das áreas emersas do planeta.

A Antártida é um continente caracterizado principalmente pelo seu frio extremo e constante. Sua extensão territorial é de 13,2 milhões de quilômetros quadrados, mas que aumenta para cerca de 26 milhões de quilômetros durante o inverno devido ao congelamento da água. Ele não é composto por países, mas é habitado por cientistas e pesquisadores de aproximadamente 27 nações do mundo.

Com belas paisagens, grande diversidade cultural e muitos problemas socioeconômicos, a África é um dos continentes mais encantadores. Ela possui 30.198.835 quilômetros quadrados, divididos em 54 países – é o continente com mais nações. Sua população é de cerca de 1,1 bilhão de pessoas.

A Europa é dividida em 51 países e ocupa uma área de 10,3 milhões de quilômetros quadrados. Sua população é de 749,6 milhões de habitantes e é ela o continente com melhores indicadores socioeconômicos do mundo. Ela é conhecida por ser um dos continentes mais cobiçados para viagens.

Menor dos seis continentes, aOceania possui uma área territorial de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, com uma população de 37,1 milhões de habitantes. O continente é dividido entre 14 países.

Foto: Reprodução InternetContinentes
 

Ártico

Se você está se perguntando por que a Antártida é um continente e o Ártico (polo norte) não, a resposta é bem simples. O Ártico é formado somente por gelo, enquanto a Antártida possui terra em sua composição. Para ser um continente, é preciso existir uma porção considerável de terra.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais