Qual o pássaro com canto mais alto do mundo?

A ave é brasileira e seu canto pode alcançar os 125 decibéis, o suficiente para machucar o ouvido de uma pessoa.

O canto dos pássaros é um dos sons mais bonitos da natureza. Muitas vezes, eles proporcionam uma sensação até mesmo de relaxamento. Porém, alguns podem ser bem irritantes, principalmente quando são muito altos. É o caso do som emitido pelo araponga-da-amazônia, considera a ave mais barulhenta do mundo.

Uma pesquisa foi feita pela Universidade de Massachusetts e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia descobriu que a araponga-da-amazônia (Procnia albus) emite sons que alcançam os 125 decibéis. A descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.

A ave é encontrada no norte do Brasil, muito comum no Pará e em Roraima, e usa o canto para atrair as fêmeas. A araponga-da-amazônia possui em média 30 centímetros da ponta do bico até a extremidade da cauda. Seu peso é de cerca de 220 gramas.

Além de alcançar as fêmeas para um possível acasalamento, o canto continua depois da aproximação. Com a possível parceria ao seu lado, o macho grita com todas as suas forças, sem medo de deixa-la surda (e ela gosta!). Quanto mais alto for o som, mais robustez e saúde o pretendente demonstra.

Foto: Divulgação/Anselmo D'Afonseca/BBCA araponga-da-amazônia é a ave com canto mais alto do mundo.
A araponga-da-amazônia é a ave com canto mais alto do mundo.

Essa espécie de pássaro emite dois sons diferentes. O primeiro deles é mais longo, mas também mais baixo. O som exageradamente alto que atrai as fêmeas é o segundo tipo, que dura menos tempo, pois exige muito esforço da ave.

O físico é um importante fator na emissão desse grito. Para conseguir alcançar os 125 decibéis de som, esses animais necessitam de músculos abdominais muito fortes e com uma rigidez acentuada, algo não encontrado em outras espécies de aves. Uma das características que despertou curiosidade dos pesquisadores foi a espessura dos músculos abdominais: quase um centímetro.

Para ter ideia do quão alto é o grito desses pássaros, vamos comparar: a voz das pessoas, durante uma conversa normal, tem uma média de 60 decibéis. Uma furadeira pode alcançar os 100 decibéis e, se você ficar do lado de uma caixa de som durante um show de rock, o som que você ouvirá é de 120 decibéis. Outra informação curiosa é que o canto dessa ave é supera o berro do macaco bugiu.

No caso dos humanos, ouvir o canto desse pássaro não é recomendado. O motivo é que quando o som chega aos ouvidos das pessoas em uma altura que ultrapassa os 120 decibéis, inicia-se a sensação de dor. Além disso, os danos causados no sistema auditivo podem ser irreversíveis e bastante prejudiciais.

Veja também: Por que e como os vaga-lumes "piscam"?

Confira: Como os peixes dormem?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais