Qual o motivo de quase não existirem alimentos azuis?

Os alimentos existem em uma grande variedade de cores e tons. Porém, o azul é uma cor rara no mundo da alimentação. Descubra o motivo.

Você já deve ter reparado que na natureza e na cozinha de sua casa, é raro encontrarmos um alimento azul. Podemos encontrar grande quantidade de alimentos vermelho, amarelo, verde, laranja, roxo, dentre outras cores, mas nunca o azul. Existe um motivo para os alimentos não adquirirem a coloração azul e a explicação é científica.

As plantas possuem corantes que não servem somente para colorir os alimentos, mas também existem para protegê-los. Esses corantes são extremamente sensíveis à luz, a acidez e ao oxigênio. Os mais resistentes, são os corantes vermelho e verde. Já o corante azul, se degrada rapidamente. O único caso em que alimentos azuis conseguem se desenvolver é quando estão em ambiente alcalino, o que é raro na natureza, pois a maioria dos alimentos tem pH de neutro para o ácido.

Com o passar dos anos, os alimentos de outras cores, principalmente verde e vermelho, passaram a se desenvolver mais, a evoluir, e os alimentos azuis foram deixando existir devido a sua sensibilidade.

Essa regra serve também para flores e outras plantas que não produzem frutos.

Os mais famosos azuis entre as frutas e plantas são o blueberry, conhecido no Brasil como mirtilo e a hortênsia, flor que pode ser encontrada em algumas cores, dentre elas em azul.

O Blueberry é uma fruta que vem da América do Norte. Sua pigmentação se dá por causa da antocianina, molécula que combate o envelhecimento humano. A fruta é extremamente nutritiva, possui alto número de antioxidantes, reduz o colesterol, melhora a saúde dos olhos, dentre outros benefícios. A época em que essa fruta é cultivada é durante o verão.

Já as hortênsias, adquirem a cor azul devido ao solo onde é cultivada. É o pH do solo que irá dizer se a flor terá cor azul ou rosa. Para que a flor seja azul, é necessário que o pH do solo seja ácido. Quanto mais rico em alumínio for o solo, mais azul será a hortênsia.

Foto: Reprodução InternetBlueberries

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais