Qual o motivo da luz fazer as pessoas espirrarem?

Esse fenômeno, que acontece com a maioria das pessoas, é chamado de espirro fótico.
Foto: Reprodução Internetespirro
A luz, seja ela artificial ou do sol, faz a gente espirrar quando olhamos diretamente para ela. O espirro, nada mais é do que uma defesa do organismo, pois ele é ocasionado para “expulsar” algo que esteja irritando nossas vias aéreas.

Porém, no caso de o espirro acontecer ao olharmos diretamente para uma fonte de luz, o motivo é outro. Primeiramente, esse fenômeno é chamado de espirro fótico. Não há muitos estudos que expliquem esse tipo de espirro, mas sabe-se que a causa dele é uma reação chamada reflexo cruzado.

A teoria mais concreta sobre esse acontecimento é que o cérebro se confunde. O espirro causado por irritação nas vias aéreas é causado pelo nervo trigeminal, responsável pelas sensações e controle motor da face. Ele fica localizado próximo ao nervo óptico, que, quando recebe um feixe repentino ou muito forte de luz, dá sinal para o cérebro constringir as pupilas. Esse sinal é identificado e interpretado pelo nervo trigeminal como um aviso de nariz irritado e, consequentemente, o espirro é produzido.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais