Qual o monumento histórico mais antigo de São Paulo?

O Obelisco dos Piques foi o primeiro monumento histórico a ser construído na cidade de São Paulo (SP).

Os monumentos históricos são importantes por contarem a história de um determinado lugar. Em algumas culturas, eles são super preservados, já em outras, sofrem com a ação do tempo e do ser humano. Mas, de qualquer forma, todos representam algo. O Obelisco dos Piques é o mais antigo da cidade de São Paulo e já foi considerado um dos principais pontos da capital paulista.

Localizado no Largo da Memória, ele foi construído por Vicente Gomes Pereira, mais conhecido como Vicentinho. O engenheiro militar Daniel Pedro Müller orientou as obras do obelisco.

Foto: Gute Garbelotto/CMSPO Obelisco dos Piques fica localizado no Largo da Memória.
O Obelisco dos Piques fica localizado no Largo da Memória.

No século 19, a região onde o monumento existe era chamada de Rua da Palha e era um importante local onde moradores se reuniam. Viajantes também passavam por lá para pegar água em uma bica antes de seguirem seu caminho.

Aprenda também: O que é o Muro das Lamentações?

Em 1814, o local foi reformulado, tendo as ladeiras alargadas e ganhou um chafariz (retirado do local em 1872), que teria como “toque especial” o obelisco. Ao ser construído, ele foi anexado à uma bacia de alvenaria que servia como reservatório de água. O monumento foi feito em pedra de granito cinza-claro, com a técnica de cantaria (ou seja, talhado em rocha bruta).

Durante as preparações para o centenário da Independência, em 1919, um projeto para reforma do Largo da Memória foi desenvolvido por Victor Dubugras e José Wasth Rodrigues. Na proposta, um novo chafariz seria construído, além de um pórtico com azulejos. As escadarias também ganhariam pedras e azulejos decorativos, contendo o brasão da cidade.

A construção, erguida em homenagem "à memória do zelo do bem público", se tornou um símbolo do processo de urbanização que aconteceu em São Paulo.          

Por muito tempo, o monumento foi tido como uma das “portas de entrada” da cidade, pois era ponto de encontro entre estradas que ligavam a cidade grande ao interior do estado.

Foto: Reprodução InternetO Obelisco dos Piques é o monumento mais antigo de São Paulo.
O Obelisco dos Piques é o monumento mais antigo de São Paulo.

No ano de 2005, o obelisco foi restaurado por uma empresa privada. As características originais foram preservadas, mas a falta de conservação do local resultou na perda da restauração.

Apesar da importância do Obelisco dos Piques e do Largo da Memória, o lugar encontra-se em estado de abandono. A construção foi tombada em 1975 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e em 1991 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Saiba: O que é um Patrimônio da Humanidade?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais