Qual o menor pássaro do mundo?

A espécie mede cerca de 5 centímetros e pesa 2 gramas.

Os pássaros são animais fantásticos! Eles possuem uma característica bem marcante no mundo animal: a diversidade de espécies. Estima-se que no mundo existam pelo menos 18 mil espécies diferentes de aves.Nessa grande variedade, é possível encontrar inúmeras características diferentes, como tamanho, cor, som do canto, etc.

E nessa imensidão de “opções”, o título de menor pássaro do mundo pertence ao Colibri-abelha-cubano. Ele também é chamado de beija-flor zumbidor, beija-flor de helena e zunzuncito e faz parte da família das aves colibris. Como seu nome já diz, ele é originário de Cuba e pode ser encontrado em diversas regiões do país. Apesar do tamanho, a expectativa de vida dessa ave é grande, podendo chegar aos 10 anos.

Por seu tamanho, muitas vezes ele nem é percebido nos ambientes: mede cerca de 5 centímetros e pesa aproximadamente 1,6 gramas. A fêmea desta espécie costuma ser maior que o macho. O ninho do colibri-abelha-cubano é feito com teias de aranha, líquens e cascas e é montado em formato de uma pequena taça, com apenas 2,5 centímetros de diâmetro. Os ovos desse pássaro são do tamanho de uma ervilha.

Foto: WikipédiaO Colibri-abelha-cubano é originário de Cuba e é o menor pássaro do mundo.
O Colibri-abelha-cubano é originário de Cuba e é o menor pássaro do mundo.

O principal alimento da ave é o néctar das flores. Por causa da sua alimentação, ele contribui para a polinização na natureza. Diariamente, essa espécie é capaz de absorver substâncias que totalizam até oito vezes o tamanho de seu corpo. Isso é possível pois passa maior parte da sua vida voando – ou seja, gastando energia!

Estima-se que em um dia esse pequeno pássaro visite 1.500 flores diferentes devido a velocidade de suas asas: podem bater 80 vezes por segundo e voar a uma velocidade de 48 km/h. Devido ao seu tamanho, o número de predadores dessa espécie de beija-flor é grande. Porém, sua velocidade acaba se tornando sua melhor forma de defesa, além de ele ter outras habilidades, como parar os voos de forma brusca e também voar para trás. Para isso, seus músculos são adaptados para melhorar o desempenho do colibri-abelha-cubano enquanto ele está no ar.

Confira também: Por que as aves não possuem dentes?

Confira também: Qual o menor mamífero do mundo?

Confira também: Por que os flamingos são cor-de-rosa?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais