Qual o menor mamífero do mundo?

Com no máximo 2 gramas, uma espécie de morcego é considerada o menor mamífero do Planeta Terra.

O menor mamífero do mundo que se tem conhecimento é uma espécie de morcego chamada de “morcego nariz de porco de kitti” (Craseonycteris thonglongyai). Esse animal possui apenas 3 centímetros e sua massa corporal varia entre 1,5 e 2 gramas. Suas asas são relativamente largas, quando estão abertas podem chegar a 7,5 centímetros. Ele é um animal tão pequeno que em alguns lugares do mundo ele é conhecido também como morcego-abelhão.

Eles não possuem rabo, seu nariz é semelhante ao nariz de um porco e seus pelos normalmente são de cor cinza ou marrom avermelhado. Suas orelhas são grandes e com tragos inchados (saliências na entrada da orelha externa).         

 Ele foi descoberto em 1974 e é encontrado somente em alguns locais da província de Kanchanaburi, no oeste da Tailândia. Essa espécie gosta de ficar empoleirada em cavernas de calcário em florestas decíduas ou perenes (florestas que mantém suas folhas durante todo o ano e podem florescer todos os anos ou de dois em dois anos).

Eles se alimentam exclusivamente de insetos. O morcego-nariz-de-porco pode sobreviver por cerca de 15 anos e costuma viver em grupos de até 20 indivíduos. Para dormir, esse animal gosta de se acomodar nos locais mais quentes, no alto das cavernas.

Quem descobriu essa espécie foi o biólogo tailandês Kitti Thonglongya, quando, juntamente com sua equipe, eles coletaram mais de 50 morcegos da espécie para estudar. O biólogo faleceu em seguida, antes mesmo de ter confirmação se a espécie de morcego era uma novidade ou se já havia sido catalogada.

Por viver apenas em uma pequena região do mundo, sua espécie está ameaçada de extinção.

Foto: Reprodução InternetMorcego nariz de porco

Morcegos no mundo

No total, existem cerca de mil espécies de morcegos em todo o mundo. De todos os mamíferos, os morcegos são os únicos animais que possuem a capacidade de voar.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais