Qual o material usado nos coletes à prova de balas?

Veja de que é feito um dos equipamentos mais importantes para quem cuida da segurança da população e do país.

Os coletes à prova de balas são um dos itens essenciais para quem trabalha na segurança, principalmente na pública. Mais importante do que manusear uma arma, é necessário proteger o corpo de um tiro, que muitas vezes pode ser fatal.

Como tudo no mundo, os coletes à prova de balas também evoluíram. Eles surgiram na década de 50, sendo utilizado pelo exército norte americano nas guerras da Coréia e do Vietnã. Na época, eles pareciam com armaduras, sendo muito pesados e feitos de aço e pano.

No ano de 1965, uma fibra de aramida chamada kevlar passou a ser usada na fabricação dos coletes. Esse material é semelhante ao náilon: leve e flexível. Porém, seu diferencial é que ele é cinco vezes mais resistente que o aço.

Para fazer os coletes, várias camadas de kevlar são entrelaçadas. O número de camadas utilizado depende do grau de proteção do colete, que vai de 1 a 4, segundo uma norma americana utilizada em todo o mundo. Nesse tipo de coletes, a bala é acolhida, tendo sua ponta achatada e o impacto sendo distribuído por todo o material, até que a bala seja completamente paralisada.

Quando a ocasião exige algo mais resistente ainda – como em casos onde o armamento a ser enfrentado é mais pesado – o colete é reforçado com placas de um tipo de cerâmica altamente resistente.

Nos anos 90, uma empresa americana chamada AlliedSignal patenteou a spectra, uma nova fibra, feita de polietileno, que seria dez vezes mais resistente que o aço. Ou seja, o material é cinco vezes mais resistente que o utilizado anteriormente, o kevlar.

A spectra é esticada de maneira uniforme e em uma só direção, o que possibilita que ele não deforme e seja mais resistente ao tempo. Cada camada é colada de maneira perpendicular, o que cria uma rede ultra resistente, e ainda deixa o colete leve, evitando que a pessoa carregue mais peso. Esses coletes são chamados de Spectra Shield, e são os coletes utilizados pelas forças policiais brasileiras.

Foto: Reprodução Internet/O GloboColete

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais