Qual o maior roedor que existe no mundo?

A espécie é bastante calma e mansa e gosta de viver em grupos, que podem ter de 2 a 30 membros.

Quando o assunto é roedores, a maioria das pessoas lembra imediatamente dos ratos e camundongos. Porém, esses animais vão muito além desses pequenos animaizinhos. O número de espécies que faz parte dos roedores é amplo e diversificado, tanto em hábitos quanto em tamanho. O maior roedor que existe no mundo é brasileiro: a capivara.

Veja também a lista de maiores felinos do mundo

Ela é um mamífero roedor nativo do Brasil, que pode pesar em média 50 kg e ter 1,3 metros de comprimento e 60 cm de altura. Normalmente os machos costumam ser menores do que as fêmeas. No Brasil, há registros de uma fêmea que chegou a 91 kg.

Foto: Dr. CuriosoPor causa de sua pelagem seca, as capivaras gostam de ambientes úmidos.
Por causa de sua pelagem seca, as capivaras gostam de ambientes úmidos.

Encontrada em toda a América do Sul e no leste dos Andes, a capivara habita regiões de rios, lagos e pântanos e gosta de passar a maior parte do tempo em locais úmidos, por causa de sua pelagem extremamente seca. Na água, elas podem ficar submersas por até cinco minutos. Esse animal possui uma grande facilidade em se adaptar ao ambiente, além de serem sociáveis, podendo conviver facilmente com o ser humano em grandes cidades.

Ela pertence ao mesmo grupo em que estão classificados os preás, cutias, pacas e porquinhos-da-índia. O nome capivara vem do termo tupi kapi’wara, que significa comedor de capim. Em algumas regiões do Brasil ela é conhecida por outros nomes, como carpincho, beque, cachapu, cubu, entre outros. O tempo de vida delas é de seis a 12 anos.

Essa espécie é bastante calma e mansa e gosta de viver em grupos, que podem ter de 2 a 30 membros (durante períodos de seca, eles podem ter mais de 100 animais). Cada grupo possui um macho dominante. Depois que os filhotes do grupo atingem um ano de idade, eles abandonam os pais para se juntarem a outras capivaras.

A reprodução desse animal normalmente acontece dentro da água e a gestação dura cerca de 120 dias. Cada fêmea tem, em média, quatro filhotes por vez, o que ajuda a população de capivaras a crescer rapidamente e as mantém muito longe de serem ameaçadas de extinção.

Foto: Dr. CuriosoAs capivaras gostam de pastar no fim do dia.
As capivaras gostam de pastar no fim do dia.

Herbívoras, a alimentação das capivaras é baseada em gramíneas e plantas aquáticas, mas elas também gostam de grãos, melão e abóbora. Normalmente, elas preferem pastar no fim do dia, podendo se alimentar de até 2,5 kg de plantas diariamente. Quando estão em busca de comida, elas podem andar por diversos quilômetros e, graças ao seu “GPS natural”, elas conseguem voltaram para seu território sem se perder.

Uma característica da capivara que surpreende muitas pessoas é sua habilidade de correr e nadar. Ser uma boa corredora e uma boa nadadora garante que ela consiga fugir facilmente da maioria dos predadores. O formato palmado de suas patas facilita para que ela tenha tais características.

Saiba também: Qual a maior tartaruga do mundo?

Foto: Dr. CuriosoO maior roedor do mundo é a capivara, espécie nativa do Brasil.
O maior roedor do mundo é a capivara, espécie nativa do Brasil.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais