Qual o maior inseto já encontrado no mundo?

Fininho, com corpo e pernas compridas, um bicho-pau é o maior inseto já encontrado em todo o planeta.

Quando pensamos em insetos, automaticamente pensamos em animais bem pequenos. Na maioria das vezes, lembramos das formigas, dos besouros, das mariposas. Porém, existem insetos muito maiores do que esses. O maior deles tem um tamanho quase inacreditável.

O maior inseto já reconhecido por cientistas foi um bicho-pau, encontrado na China. O inseto possuía 62,4 centímetros. Quem o descobriu foi o pesquisador Zhao Li, durante uma pesquisa realizada na região de Guangxi Zhuang, extremo sul do país. Ele batizou essa espécie de Phryganistria.

Foto: Reprodução InternetBicho pau

O pesquisador procurou pela espécie durante seis anos. Ele começou as buscas depois que moradores relataram ter visto um animal estranho e grande.

Os bichos-pau são insetos semelhantes a um galho de árvore, como o próprio nome já induz, o que os ajuda na camuflagem, passando despercebidos na maioria das vezes. A maioria deles tem cor marrom acinzentada, mas eles podem ser encontrados também com coloração verde. Eles são encontrados nas regiões norte e leste da América do Sul e tem grande capacidade de camuflagem.

Ele se alimenta de ervas, folhagens e rebentos. Sua locomoção é lenta e em forma de oscilação, o que faz com que ele seja confundido com um galho balançando ao vento. Apesar de ser totalmente inofensivo, quando se sente ameaçado, ele destila uma substancia leitosa, que faz os predadores se afastarem.

Sua reprodução é feita de forma ovípara. Os ovos são semelhantes a germes e levam de 100 a 150 dias para eclodir. Os ovos são lançados pela fêmea em diversas direções, com a intenção de que a disseminação aconteça em uma região vasta. Os machos são muito raros, então as fêmeas podem ter uma reprodução partenogênica, se procriando sem precisarem no macho.

Em algumas regiões, ele também é chamado de bicho-graveto ou mané-magro.

No mundo, existem cerca de 3 mil espécies de bichos-pau. Já de insetos no geral, existem 807.625 espécies reconhecidas.

Foto: Reprodução InternetBicho pau

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais