Qual o maior deserto de sal do mundo?

Saiba mais sobre esse lugar diferenciado e encantador.

Engana-se quem acha que desertos são feitos apenas de areia. Formando paisagens incríveis, outro tipo de deserto são os salars, feitos de algo bem comum em nossas vidas: o sal.

O maior deserto de sal que existe no mundo atualmente é o Salar de Uyuni. Com 10.582 quilômetros quadrados, ele fica localizado nos departamentos de Potosí e Oruro, no sudoeste da Bolívia. O deserto fica há uma altitude de 3.656 metros acima do nível do mar, perto da borda da Cordilheira dos Andes.

Foto: Reprodução InternetSalar de Uyuni
 

Esse salar se formou devido às transformações entre diversos lagos, como o Lago Michin, que surgiram durante a pré-história. A crosta de sal do local tem alguns metros de profundidade e serve como uma fonte de sal de cobre e como uma rica piscina de salmoura, riquíssima em lítio. Esse deserto contém entre 50% e 70% das reservas mundiais de lítio.

Acredita-se que o Salar de Uyuni possua aproximadamente 10 bilhões de toneladas de sal, sendo que cerca de 25 mil toneladas são extraídas anualmente para serem comercializadas.

Foto: Reprodução InternetSalar de Uyuni
 

O local é tão belo que se tornou um dos principais pontos turísticos do país. Entre novembro e abril, toda a área do deserto é aberta a visitas. Porém, durante o verão, o acesso é restrito devido a presença dos flamingos na região, como uma forma de preservar essa espécie animal. E também, é nessa época que acontece o descongelamento das geleiras dos Andes, cobrindo o deserto com água, com profundidade de cerca de 30 centímetros.

No deserto também é possível encontrar outros atrativos, além de uma área enorme coberta de sal. Na região existe a ilha do Pescado, lagoas coloridas, lagoas termais e gêiseres, que expelem vapor com temperatura média de 38ºC, mesma temperatura da água.

Foto: Reprodução InternetSalar de Uyuni
 

Pelo mundo

Veja mais alguns desertos de sal encantadores que existem pelo mundo:

Salar de Atacama, no Chile

Foto: Reprodução InternetSalar de Atacama
 


Bonneville Salt Flats, nos Estados Unidos

Foto: Reprodução InternetBonneville Salt Flats
 


Etosha Pan, na Namíbia

Foto: Reprodução Internetetosha pan
 


Salinas Grandes, na Argentina

Foto: Reprodução InternetSalinas grandes
 


Chott el Djerid, na Tunísia

Foto: Reprodução InternetChott el Djerid
 


Namak Lake, no Irã

Foto: Reprodução InternetNamak Lake

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais