Qual a origem do skate?

O skate teve origem de outro esporte: o surf. Veja como essa nova modalidade esportiva surgiu.

O skate é um dos esportes radicais favoritos dos adolescentes e jovens. Claro, muitos deles levam a paixão por toda a vida e praticam o esporte independente da idade. Mas, que é entre os jovens que ele faz mais sucesso, isso não há como negar. Provavelmente, alguma vez na sua vida, você já desejou aprender a andar de skate, mesmo que fosse só por lazer e não pra se tornar um grande skatista.

Não se sabe exatamente quando surgiu o esporte, mas os fatos apontam que o skate foi criado na Califórnia, nos anos de 1950, por um grupo de surfistas. Sim, foram os surfistas que inventaram o skate. Como nem sempre o mar estava com ondas boas, eles foram buscar uma maneira de “surfarem” fora d’agua.

Eles pegaram rodinhas de patins e tábuas de madeira (que foram batizadas com o nome de shapes) e montaram o skate. Rapidamente os jovens gostaram da nova modalidade esportiva. O free style dominava o esporte na época.

Em 1965, começava a comercialização de skates feitos industrialmente, e também as primeiras competições. Por volta dos anos 70, o esporte decaiu e perdeu espaço. Mas, quem realmente gostava do esporte foi para a rua, onde surgiu o street skate, que usa todos os possívels obstáculos encontrados no ambiente de rua. Nessa mesma época, nos EUA, houve um grande racionamento de água, e as pessoas tiveram que esvaziar suas piscinas, que acabaram se tornando ótimas pistas para a prática do skate, surgindo então o skate vertical. Já nos anos 80, o esporte evoluiu para os half pipes, pistas em formato de “U”.

Foto: Reprodução internetSkate

No Brasil, o esporte chegou por volta dos anos de 1965, como uma forma de lazer e não um esporte. O primeiro Campeonato Brasileiro de Skate aconteceu em 1974, no Rio de Janeiro. Mas, foi nos anos 90 que o esporte teve um grande crescimento em território brasileiro e, atualmente, o Brasil é a segunda maior potência do esporte no mundo, ficando atrás somente dos EUA.

Em março de 1999 foi criada a CBSk – Confederação Brasileira de Skate, na cidade de Curitiba, PR. Ela é a entidade que regulamenta e busca o desenvolvimento da modalidade esportiva no país.

O skate se tornou tão querido entre os esportistas, que ganhou até uma data comemorativa. O dia 21 de junho é considerado o Dia Mundial do Skate.

Maiores skatistas

No Brasil, alguns dos skatistas que mais se destacaram no cenário da modalidade esportiva são: Sérgio Negão, Bob Burnquist, Sandro Dias (Mineirinho), Pedro Barros, Letícia Buffoni, entre outros.

Peças

Atualmente, o skate é formado por algumas peças: shape (prancha de madeira), um par de trucks (eixos do skate), dois pares de rodas, oito rolamentos, oito parafusos de base e lixa adesiva, que fica colada no shape.

Foto: Reprodução internetSkate

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais