Qual a origem da coxinha?

Depois de sua popularização, a coxinha se tornou um dos aperitivos mais apreciados pelos brasileiros.

Ao lado do bolo, ela é a rainha das festas de aniversários. Não há limites de idade para apreciar essa delícia, todos amam: crianças, adultos e idosos. Apesar de ser popular e adorada por muitos, a origem da coxinha não é tão famosa assim.

Esse salgado, assim como o brigadeiro (outro queridinhos dos brasileiros), surgiu na cidade de São Paulo. De acordo com historiadores, esse alimento foi criado no século XIX, quando a indústria começou a se expandir. O objetivo era comercializar a coxinha próximo às fábricas, para substituir as coxas de galinha vendidas até então para os trabalhadores. A troca seria pelo fato do salgadinho ser mais barato do que a carne de frango, e também mais durável.

Para ajudar nas vendas, ela foi criada no formato de uma gota, para lembrar a aparência das coxas de galinha empanadas, que faziam sucesso entre os empregados das fábricas.

Rapidamente, a receita caiu no gosto popular e foi levada para o Rio de Janeiro e Paraná, onde se popularizou por volta de 1950. O salgado também tornou muito popular em Portugal.

Foto: PixabayAs coxinhas se tornaram um dos aperitivos mais apreciados pelos brasileiros.
As coxinhas se tornaram um dos aperitivos mais apreciados pelos brasileiros.

Em seguida, a coxinha foi se espalhando pelo Brasil, além de surgirem as variações desse salgado, como bolinhas de queijo, risoles de sabores variados, entre outros.

Hoje em dia, muitas variações da coxinha foram inventadas: veganas, doces, com a “massa” feita de brigadeiro, além da inúmera quantia de sabores disponíveis. A massa também pode ser feita com várias bases, como batata, mandioca, batata doce e farinhas.

Confira abaixo uma receita rápida e barata de massa de coxinha:

Ingredientes

1 litro de água
500 g de trigo
2 caldo de galinha
1 concha de óleo
Sal à gosto

Modo de Preparo

1) Coloque em uma panela: A água, o caldo de galinha e o sal
2) Deixe ferver
3) Retire do fogo e logo em seguida coloque a farinha mexendo sem parar
4) Depois volte ao fogo mexendo até soltar da panela

Conheça também outros pratos típicos da culinária brasileira

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais