Qual a origem da calça jeans?

Confira como surgiu o item mais utilizado de nosso guarda-roupas.
Foto: Reprodução InternetJeans

O jeans é um dos tecidos mais utilizados em vários países do planeta. Está presente em calças e outras roupas. Dificilmente uma pessoa não tem pelo menos uma calça, short ou bermuda jeans em seu guarda-roupas.

O jeans surgiu na França, onde esse tecido foi fabricado pela primeira vez no ano de 1792. Ele foi criado na cidade de Nimes, e por isso, inicialmente ganhou o nome de “tecido de Nimes”. Com o tempo, o nome foi diminuido para “denim”. Ele era feito de algodão sarjado.

O tecido da época era robusto, não necessitava de muitos cuidados e durava muito tempo, por isso, sua inicial utilidade foi a fabricação de roupas para trabalhadores nos campos e marinheiros que trabalhavam no Porto de Génova.

Em 1853, um judeo alemão chamado Levi Strauss vendia lonas para carroças de mineiro da Califórnia, nos EUA. Percebendo a necessidade de roupas mais resistentes para esses trabalhadores, ele mandou costurar calças com as lonas que vendia. Rapidamente, as calças fizeram sucesso entre os mineiros, porém, elas eram pouco flexiveis. Levi então procurou um tecido que fosse resistente, durável e  flexível, e encontrou o denim. Ele iniciou então a fabricação de um lote de calças com o novo tecido encontrado, que tinha a cor marrom.

Com o passar dos anos, as calças foram gradativamente melhoradas, e em 1890 ele ganhou o tingimento azul, como forma de deixar o produto mais atraente. Na década de 30, o tecido foi ganhando fama por aparecer nas vestimentas dos cowboys dos filmes americanos. Posteriormente, ele foi utilizado em fardas do exército norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o tecido ganhou o mundo e conquistou todas as classes sociais, sendo comercializado em calças de diversos modelos e com estilos para todos os gostos. O nome jeans surgiu por causa dos marinheiros do Porto de Génova, que chamavam suas calças de “genes”,  que se tornou o nome jeans, utilizado até hoje.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais