Qual a menor praia do mundo?

Um lugar totalmente diferente das praias que você está acostumado a frequentar, a menor praia do mundo tem menos de 50 metros. Confira!

As praia são um dos locais mais visitados pelos turistas. É o principal destino para as viagens, e se você tem crianças em casa, deve saber como elas ficam alegres quando descobrem que irão para a praia. A praia mais extensa do mundo é brasileira. É a Praia do Cassino, no Rio Grande do Sul. Mas, e a menor praia?

A menor praia existente no mundo é a praia de Gulpiyuri, com somente 40 metros de extensão. Ela fica localizada entre o Golfo de Biscaia e a Espanha, próxima ao povoado espanhol de Naves.

Foto: Reprodução internetpraia de Gulpiyuri
 

O acesso não é tão simples. Carros não são permitidos no local. Para chegar a praia é preciso andar 200 metros por uma estrada de terra ou 500 metros, caso o caminho seja feito pela praia mais próxima. Ela foi descoberta no século XIX, mas antes disso, era frequentada apenas por agricultores, que plantavam nas proximidades.

Há muitos anos atrás, o local era apenas uma grande caverna, acessada por tuneis, que atualmente, servem para a água do mar chegar à. Com o passar dos anos, as rochas existentes no lugar foram se desgastando naturalmente e deu forma a praia. A água chega através de túneis subterrâneos existentes nas falésias que separam a praia do Mar Catábrico.

Foto: Reprodução internetpraia de Gulpiyuri
 

Ela fica há cerca de 100 metros da costa e não tem contato direto com o mar. A água é bastante cristalina e, durante as marés cheias, a pequena faixa de areia existente na praia praticamente some. O local é ótimo para crianças, pois, obviamente, não possui ondas – apenas a movimentação causada pela água vinda do mar – e a profundidade da água é de apenas um metro.

Quando a maré enche, é comum ver a presença de peixes coloridos nadando pelas águas de Gulpiyuri.

Ela é considerada um Monumento Natural pela UNESCO desde 2001 e o território é protegido pela Espanha. Por ser um local bastante isolado, o número de turistas que visita o local é relativamente baixo, o que ajuda na preservação da área.

Foto: Reprodução internetpraia de Gulpiyuri

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais