Qual a menor cidade do Brasil?

A menor cidade brasileira fica em Minas Gerais e tem menos de mil habitantes.

Localizada no estado de Minas Gerais, Serra da Saudade é a menor cidade brasileira, com pouco mais de 800 habitantes. A cidade foi fundada em agosto de 1963, depois de sua emancipação do município de Dores do Indaiá. Serra da Saudade serviu de ponto de parada para os viajantes que transportavam materiais para a construção de Brasília. Sua extensão territorial é de 335 metros quadrados, o mesmo tamanho da capital mineira Belo Horizonte.

Na cidade, existem apenas cinco ruas, é dividida em dois bairros – Centro e São Geraldo – e nela existem somente 11 pontos comerciais. Em toda a cidade, existe apenas uma padaria.  Na cidade não há posto de gasolina e nem farmácia. Quando algum morador precisa abastecer seu carro, é necessário ir para a cidade mais próxima, Estrela do Indaiá, que fica a uma distância de 15 km. Na cidade existe uma escola municipal. Quando é necessário algum medicamento, a cidade fornece através do posto de saúde.

A principal fonte de renda dos moradores é a prefeitura, onde parte da população trabalha e recebe, em média, um salário mínimo.

O local é conhecido nacionalmente por causa de suas belezas naturais, como suas belas montanhas. Na cidade também fica o Rio Indaiá, um dos principais afluentes do Rio São Francisco. A cidade também possui patrimônios culturais e históricos, como por exemplo, a Antiga Estação da Barra do Funchal. Serra da Saudade possui dois tradicionais eventos na cidade e na região: a Festa do Peão e a Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Os moradores de Serra da Saudade contam com alguns privilégios, todos eles gratuitos pois são custeados pela prefeitura: academia de ginástica, pilates, acupuntura e sistema de internet via wifi. Para ter internet, basta o morador adquirir uma antena.

A cidade de Serra da Saudade fica há 258 quilômetros de distância de Belo Horizonte.

Foto: Reprodução InternetSerra da Saudade

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais