Qual a maior tartaruga do mundo?

Surpreenda-se com o tamanho da maior tartaruga que habita em nosso planeta.

As tartarugas são animais que praticamente todo mundo gosta. Dificilmente encontraremos alguém que falará mal desse animal marinho. Esse animal é tão querido que é um dos animais de estimação mais comuns. São animais dóceis e, de certa forma, até sem graça, pois não costumam interagir muito com o ser humano. Costumam fica “no seu canto” a maior parte do tempo. Porém, a maior tartaruga do mundo está longe do alcance de termos uma em casa.

Foto: Reprodução internetTartaruga-de-couro

Esse animal pode ser encontrado em diversas espécies, e a maior delas é a tartaruga-de-couro. Ela também pode ser chamada de tartaruga-gigante, tartaruga-de-cerro e tartaruga-de-quilha. Seu nome científico é Dermochelys coriacea.Seu tamanho pode chegar a 2 metros e seu peso pode chegar aos 750 kg. A maior tartaruga da espécie que já foi encontrada pesava 916 quilos e tinha quase 3 metros de comprimento.

Ela pode ser encontrada em todos os oceanos do planeta, onde passa a maior parte de sua vida, vindo para as praias apenas para desovar. Apesar de ser encontrada em todo o mundo, ela tem preferência por águas quentes e temperadas. O tempo de vida desse animal é de 200 a 300 anos, porém, o período de vida tem sido diminuído devido a poluição dos mares.

Foto: Reprodução internetTartaruga-de-couro

Elas podem mergulhar até mil metros de profundidade, pois a alta concentração de óleo presente no organismo não permite a descompressão.

Quando adultas, seus únicos predadores são os tubarões e as baleias orcas, e também, claro, o homem. Quando filhotes podem ser devorados por mamíferos, aves, lulas e alguns peixes.

A alimentação desse animal é baseada em águas-vivas, ascídias e medusas. Seu casco, com uma textura que lembra o couro, é de cor cinza ou preta, com pequenos pontos brancos ou amarelados, e é bastante resistente. Seu crânio é extremamente forte e sua carapaça é constituída por uma fina camada de pele e incontáveis placas minúsculas de ossos. Sete quilhas são formadas ao longo do comprimento do casco. Suas nadadeiras frontais são grandes e são as responsáveis por garantir força e velocidade ao animal, possibilitando que ela migre por longas distâncias.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais