Qual a maior flor do mundo?

Você já deve ter visto muitas flores, mas essa tem uma característica surpreendente. Confira!

As flores são itens indispensáveis em um belo jardim, na decoração de eventos e até mesmo na sala de nossas casas. Elas têm o poder de transformar o ambiente, tornando-o alegre, colorido e atrativo, tanto para nós, pessoas, como para insetos e pequenos animais.

Elas encantam pelos seus diversos perfumes, formatos, cores e tamanhos. Cada uma possui uma particularidade que a torna especial. Somente nas floriculturas brasileiras, podemos encontrar mais de 250 tipos diferentes de flores.

No mundo, a maior flor que podemos encontrar é a Titan Arum (Amorphophallus titanum), nome esse que significa “gigante sem forma”. Popularmente ela é conhecida como jarro-titã ou flor-cadáver.

Foto: Reprodução internetFlor cadáver

A flor-cadáver tem esse nome por exalar um cheiro bem desagradável, semelhante ao cheiro de carne podre em processo de decomposição. Ela nasce de um tubérculo e, quando desabrocha, sua inflorescência pode chegar aos 3 metros de altura e pesar 80 kg.

Seu cheiro, apesar de ser ruim, possui uma função: atrair insetos para fazerem a polinização da flor.

Originária da ilha de Sumatra, na Indonésia, ela foi descoberta no ano de 1878, pelo botânico italiano Odoardo Beccari. Apesar de rara, ela cresce em florestas tropicais, em colinas calcárias e áreas com sombra demasiada.

Seu tempo de vida costuma ser de aproximadamente 40 anos, mas ela só floresce raramente, em torno de cinco vezes em todo seu período de vida. Quando desabrocha, a flor fica aberta por no máximo 48 horas, depois ela murcha e se abrirá novamente somente depois de um longo período.

Foto: Reprodução internetFlor cadáver

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais