Qual a maior e a menor temperatura já registradas no Planeta Terra?

Com certeza você já encarou um dia de muito frio ou um dia de muito calor. Mas, será que a temperatura desse dia chega perto da menor e maior temperatura já registrada?

Dois extremos. Verão e inverno, temperaturas marcando muito frio e bastante calor. Duas estações opostas e principalmente, com temperaturas bastante diferentes para alguns lugares do nosso país e também do mundo. A diferença de temperaturas em alguns casos pode ultrapassar os 100 graus célsius.

No Brasil, a temperatura costuma ser alta em todas as regiões durante o verão, até mesmo no sul do país. Temperaturas diárias acima de 30 graus são comuns enquanto a estação mais quente do ano não termina. Mas... Você sabe qual a maior temperatura registrada no Brasil e também no Planeta Terra?

A temperatura mais alta já registrada no Brasil foi de 44,7°C, em novembro de 2005. O registro aconteceu na cidade de Bom Jesus do Piauí, no Piauí. Das 15 maiores temperaturas identificadas no Brasil, todas são acima de 42 graus.

Foto: Reprodução InternetCalor

No mundo, a maior temperatura que se tem conhecimento oficial foi no Vale da Morte, deserto localizado na Califórnia. A temperatura registrada atingiu 56,7°C no local, em julho de 1913. O local, é o mais seco de todo o EUA e a média de temperaturas no local é de 47ºC.

E quando é o oposto? Alguns lugares do país e do mundo são muito afetados pelo frio durante o inverno, com geadas diárias e até neve em diversos lugares.

A temperatura mais baixa registrada no Brasil por um órgão oficial foi em Xanxerê, em SC, quando a temperatura marcou -11,1°C, em 20 de julho de 1953.

No Planeta Terra, a menor temperatura que se tem conhecimento foi de -89,2ºC, em Vostok, estação russa na Antártida, localizada próximo ao pólo sul. O registro aconteceu em 21 de julho de 1983. Essa base científica é considerada a mais isolada do mundo e fica a uma altitude superior a 3.400 metros, no leste da Antártida. Próximo ao local, encontramos o lago Vostok, um dos maiores lagos do planeta.

Foto: Reprodução InternetFrio

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais