Qual a maior barragem do Brasil?

Conheça uma das construções mais belas já feitas em nosso país.

Nos últimos dias, devido ao grande volume de chuva, as barragens são construções que estão em destaque nas notícias e também motivo de preocupação para a população. Elas são responsáveis por produzir energia (quando tem essa função, são chamadas de usinas), represar água para utilizá-la em plantações, etc, e também para controlar o nível de água nos rios. No caso de chuvas fortes e que duram diversos dias, muitas vezes, as barragens são as grandes responsáveis por evitar enchentes ou pelo menos diminuir os estragos causados pelo volume de água.

Com a grande quantidade de chuva nas últimas duas semanas, a atenção se voltou para três barragens existentes em Santa Catarina e que são as grandes “protetoras” do Alto Vale do Itajaí: a barragem de Ituporanga, a de Taió e a de José Boiteux. Porém, elas estão longe de serem barragens enormes. Veja quais são as cinco maiores barragens que existem em solo brasileiro.

No Brasil, a maior barragem já construída é a Usina de Itaipu. Ela é uma usina que tem a finalidade de gerar energia elétrica. Ela fica no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai. Sua inauguração aconteceu em 05 de maio de 1984 e levou sete anos para ser construída. A usina também pertence ao Paraguai, sendo uma usina binacional.

A Usina de Itaipu possui 7919 metros de comprimento e sua crista possui 225 metros. O lago da barragem tem 1350 quilômetros quadrados. Sua vazão no vertedouro é de 62,2 mil metros cúbicos de água por segundo. Sua altura no ponto principal é de 196 metros. Ela possui 20 unidades geradoras de energia e é capaz de gerar 14 000 megawatts. Ela é a líder mundial quando se trata de energia limpa e renovável.

O nome da barragem foi escolhido por causa de uma ilha que existia próxima ao local e, no idioma tupi-guarani, significa “pedra na qual a água faz barulho”.

Foto: Reprodução Internetitaipu

Números e curiosidades

- A construção da barragem envolveu a mão de obra de 40 mil pessoas;
- O curso do rio Paraná foi alterado para sua construção, com 50 milhões de toneladas de rocha e terra;
- A altura da barragem principal é equivalente a altura de um prédio de 65 andares;
- A quantidade de ferro utilizado na usina seria o suficiente para fazer 380 Torres Eiffel;
- Com o concreto usado para a construção daria para construir 210 estádios do tamanho do Maracanã;
- Um blecaute em 2009 impediu a usina de gerar energia e afetou 30% da população brasileira;
- A usina é um dos pontos turísticos da cidade de Foz do Iguaçu e também da região, perdendo em número de visitantes apenas para as Cataratas do Iguaçu;
- Foram plantadas 20 milhões de mudas de árvore na faixa de proteção do reservatório da usina, maior reflorestamento do gênero feito no mundo.

Veja também: Quais os cinco maiores rios do Brasil?

Foto: Reprodução Internetitaipu

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais