Qual a ilha mais poluída do Planeta Terra?

Se você acha que sua cidade é poluída, prepara-se para se surpreender. A ilha mais poluída do mundo é um verdadeiro lixão a céu aberto.

O tema poluição está constantemente na mídia e é um assunto debatido diariamente pelos órgãos competentes. As campanhas para preservação do planeta chegam a nós de várias maneiras: rádio, TV, internet, campanhas, etc.

Nem toda poluição é resultado do homem comum, mas uma das principais formas de ajudarmos o meio ambiente é dando destino certo ao nosso lixo. Porém, muito do nosso lixo acaba indo parar nos oceanos, prejudicando uma grande quantidade de espécies marinhas. E quando o lixo é depositado no mar, para onde vão esses resíduos poluentes?

Foto: Reprodução InternetIlha Henderson

Boa parte do lixo acaba parando na Ilha Henderson, no Arquipélago de Pitcairn. Ela fica a uma distância de 5,5 mil quilômetros da costa do Chile e seu território pertence ao Reino Unido. A quantia de plásticos em suas praias é de aproximadamente 37,7 milhões e seu peso total chega a 18 toneladas. São aproximadamente 671 itens por metro quadrado.

O local é totalmente remoto e desabitado e, pela lógica, deveria ser livre de lixo por não ter a presença do homem. Porém, não é isso que acontece, e sim o contrário. O motivo dessa imensa quantidade de lixo ir parar na ilha é que ela fica no caminho de uma corrente marinha, vinda da costa oeste da América do Sul. Esse lixo todo é depositado no fundo do mar, principalmente, por grandes navios.

Um estudo científico publicado no periódico “Proceedings of the National Academy os Sciences” descreve o local como uma “pia” para o lixo produzido no mundo, que fica perto do Giro do Pacífico Sul, maior sistema de correntes marítimas da Terra.

Foto: Reprodução InternetIlha Henderson

Na ilha, podem ser encontrados restos de objetos de pesca, lâminas de barbear, escova de dentes, potes e tampas plásticas, isqueiros, embalagens plásticas usadas no dia a dia e até capacetes plásticos usados em construções, além de uma infinidade de outros lixos, considerados de maneira errada como descartáveis.

Os maiores prejudicados com essa poluição, sem dúvida, são os animais. Além de serem ingeridos por serem confundidos com alimentos, os plásticos criam barreiras físicas para essas espécies, que muitas vezes podem ficar presas em meio ao lixo, vindo a morrer. Segundo a pesquisa, são mais de 200 espécies sendo ameaçadas pela poluição da ilha.

O plástico é um dos resíduos que mais demora a se decompor, levando mais de 400 anos para sumir por completo da natureza.

Foto: Reprodução InternetIlha Henderson

Geografia

Henderson possui uma extensão territorial de 37 mil hectares. Ela foi descoberta em 1606 pelo navegador português Pedro Fernandes de Queirós. Essa ilha é um atol de coral elevado, e quase não é explorado, graças a ausência de população, é praticamente intacto. É o abrigo de diversas espécies de plantas, passados, animais invertebrados.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais