Qual a história dos anéis de formatura e o que eles significam?

Os anéis de formatura contém uma pedra colorida no centro da joia e o emblema do curso na lateral.

Para boa parte das pessoas, um dos dias mais importantes de suas vidas é quando acontece a formatura de cursos no Ensino Superior. O momento representa o início de uma carreira e uma nova fase da vida da pessoa, que estudou alguns anos para obter seu diploma. Em alguns países do mundo, os formandos, tradicionalmente, são presenteados pelos familiares ou amigos com um anel de formatura.

Contendo uma pedra colorida no centro e na lateral o emblema do curso em que a pessoa se graduou, receber o anel de formatura não é um hábito muito popular no Brasil, mas algumas famílias adotaram a tradição. A pedra usada na joia é definida pelo curso, sendo que as mais usadas são a água marinha, ametista, esmeralda, granada, ônix, opala, rubi, safira azul, topázio, turmalina rosa e turmalina verde.

Essa tradição surgiu durante uma formatura em 1835, na Academia Militar dos Estados Unidos, em West Point. Desde então, o anel se tornou muito popular entre os formandos.

Geralmente usado no dedo anelar ou médio da mão esquerda, ele foi criado para ser um símbolo de um rito de passagem. Na ocasião, a turma que o criou, além de representar o fim de uma etapa de suas vidas, queria que o item fosse uma identificação de que pertenceram àquela turma.

Depois da ideia criada pelo grupo de alunos, a instituição educacional adotou o anel como uma tradição da escola. Em seguida, o hábito foi copiado por outras escolas norte-americanas, até se difundir para outros países do mundo.

Veja também: Quais as principais pedras preciosas brasileiras?

A cor e a pedra que são escolhidas para representar determinado curso, são selecionadas por diversos motivos. O principal deles é o significado dado para cada pedra pelos ocidentais. Um exemplo é o curso de Teologia, que é representado pela ametista, cujo significado está relacionado com o espiritualismo e a meditação.

Foto: iStockOs anéis de formatura foram criados por uma turma da Academia Militar dos Estados Unidos.
Os anéis de formatura foram criados por uma turma da Academia Militar dos Estados Unidos.

Veja abaixo algumas pedras e quais profissões elas representam:

Safira Azul
Administração; Artes Cênicas; Artes Plásticas; Astronomia; Biologia; Ciências Aeronáuticas; Ciências da Computação; Comércio Exterior; Publicidade; Educação Artística; Engenharia; Educação Física; Física; Fotógrafo; Matemática; Meteorologia; Psicologia; Química; Relações Internacionais; Sistemas de Informação

Rubi
Direito; Jornalismo

Turmalina Verde
Auxiliar de Enfermagem; Cabeleireiro

Ametista
Biblioteconomia; Ciências Sociais; Design de Moda; Geografia; História; Hotelaria; Letras; Pedagogia; Sociologia.

Esmeralda
Medicina; Biomedicina; Bioquímica; Enfermagem; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Nutricionista; Veterinário.

Turmalina Rosa
Ciências Contábeis

Granada
Odontologia

Água Marinha
Economia

Topázio
Farmácia; Filosofia

Descubra também: Como foram criadas as alianças de namoro, noivado e casamento?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais