Qual a diferença entre um professor e um pedagogo?

Ambos atuam na área da educação, mas engana-se quem pensa que o papel deles é o mesmo.

Você já deve ter ouvido falar pelo menos uma vez na sua vida que ensinar é uma arte e um dom. Muitas pessoas possuem um vasto conhecimento, mas não sabem como ensinar outra pessoa. É por isso que trabalhar com educação é algo tão importante, pois apesar de parecer fácil, não é tão simples assim. É preciso paciência e muita técnica.

Quando falamos sobre educação, automaticamente pensamos em professores, pedagogos, escolas, universidades. Mas, você sabe qual a diferença entre um pedagogoe um professor? Confira abaixo qual o papel desses profissionais.

Para dar aulas, o professorprecisa ter conhecimento do conteúdo a ser ensinado, mas também precisa saber quais as técnicas para que a aprendizagem seja feita com sucesso. Através de métodos educacionais, ele consegue repassar seus conhecimentos para os alunos. Por exemplo, um professor de Geografia: ele aprende geografia e também aprende as maneiras de transmitir as informações para os estudantes. Ele não possui preparo para educar ou trabalhar em outras áreas da educação, pois sua formação não inclui tais áreas. Sua função é exclusivamente ensinar Geografia, matéria na qual ele se formou.

Foto: Escola WebTanto o professor quanto o pedagogo atuam na educação, mas possuem funções diferentes.
Tanto o professor quanto o pedagogo atuam na educação, mas possuem funções diferentes.

Já a Pedagogia é uma área um pouco mais “complexa” da educação. Ela é a ciência responsável por estudar a educação formal, informal e não formal, além de ser interdisciplinar. O pedagogo é o responsável por educar os estudantes de séries iniciais, sendo o responsável por introduzir o novo aluno no mundo da educação. Cabe a ele também desenvolver as técnicas de ensino e aplica-las, sendo ele o responsável por ensinar a ler, escrever, resolver os cálculos básicos de matemática, entre outros conhecimentos.

O pedagogo também pode atuar em outras áreas da educação, podendo ocupar diversos cargos: supervisor pedagógico, instrutor, coordenador, administrador escolar, planejador, orientador educacional, entre outros.

Apesar do pedagogo possuir uma área maior de atuação, ambos devem ter um conhecimento em comum, que são os saberes pedagógicos. Nestes saberes estão inclusos conhecer a história do seu povo, a formação da sociedade, a psicologia e a filosofia de vida. É através desses conhecimentos que o profissional descobrirá a melhor forma de transmitir seu conhecimento.

Veja também: Por que os ministros do STF usam capas como de super-heróis?

Veja também: 10 instrumentos de tortura da Idade Medieval

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais