Qual a diferença entre jabutis, cágados e tartarugas?

Aprenda como diferenciar esses três tipos de répteis.

As tartarugas, jabutis e cágados são répteis adoráveis e bastante parecidos. Eles pertencem a ordem dos quelônios. Estima-se que existam cerca de 260 espécies de quelônios em todo o mundo e que eles tenha surgido durante o período Triássico, entre 195 e 230 milhões de anos atrás. O tamanho delas é variado, podendo ter espécies que medem alguns centímetros e até mesmo espécies com mais de dois metros.

Para uma criança, qualquer um dos três será chamado de tartaruga. Porém, esses animais são bastante diferentes. As principais diferenças entre essas três espécies de répteis são o habitat onde cada uma delas vive e também o formato de seu corpo. Mas elas tem uma coisa em comum: seu casco é sua maior e melhor forma de se defender dos predadores.

Tartarugas

A maioria das espécies de tartarugas são marinhas, existindo apenas algumas espécies que vivem em água doce. As tartarugas passam sua vida inteira na água, saindo para a terra somente na hora de desovar sua ninhada de ovos. Além de terem o pescoço menor, elas não possuem a capacidade de esconder seu pescoço lateralmente e seu casco é mais alto que o dos cágados. Sua alimentação é bastante variada, podendo comer peixes, camarões, águas-vivas, esponjas do mar e outros pequenos animais aquáticos.

Foto: Reprodução Internettartaruga
 

Jabutis

Os jabutis vivem exclusivamente na terra. Seu casco é bastante alto e suas patas lembram as patas de um elefante, com unhas. Sua alimentação é baseada em frutas, verduras e carne. Eles possuem a capacidade de dobrar seu pescoço lateralmente. Seu comprimento é de no máximo 70 centímetros.

Foto: Reprodução Internetjabuti
 

Cágados

Eles são animais de água doce, porém podem sair para a terra por diversas vezes. Suas patas possuem membranas entre os dedos, o que facilita durante o nado desse animal, e também possuem unhas, para auxiliar durante a caminhada na terra. Seu casco é mais achatado que o casco de um jabuti e também conseguem dobrar seu pescoço lateralmente. Sua alimentação é praticamente toda a base de carnes, mas algumas espécies de cágados podem ser onívoras.

Foto: Reprodução Internet/JOSÉ MARCUScágado

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais