Qual a diferença entre as gorduras trans, saturadas e insaturadas?

Apesar de algumas proporcionarem benefícios para a saúde, todas devem ser consumidas com moderação.

A obesidade é um assunto que quase sempre está relacionado ao consumo exagerado de alimentos gordurosos. E, essas gorduras podem ser encontradas em três diferentes tipos: trans, saturadas e insaturadas. Mas, qual a diferença entre elas?

Gorduras trans

A gordura trans é um tipo formado através de um processo chamado hidrogenação industrial. Trata-se de lipídos insaturados, que possuem uma ou mais ligações duplas.

Ela é produzida através de um processo químico, onde óleos vegetais líquidos são transformados em gordura sólida usando o hidrogênio. Quanto mais hidrogenada, mais consistente ficará a gordura. Ela também se forma quando óleos usados na fritura doméstica ficam em altas temperaturas por um longo tempo.

Ela está presente em alimentos como margarinas, massas instantâneas, sorvetes, pipoca de micro-ondas, chocolates, etc. A gordura trans é acrescentada nesses alimentos para aumentar o tempo de validade e também melhorar sua aparência.

Seu consumo ajuda a reduzir os níveis de colesterol bom (HDL) e aumentar as taxas de colesterol total e de LDL.

Foto: Reprodução Site ActiviaAs gorduras são divididas em trans, saturadas e insaturadas.
As gorduras são divididas em trans, saturadas e insaturadas.

Gorduras saturadas

Esse tipo de gordura não possui ligações duplas e, em temperatura ambiente, são sólidas. Ela é encontrada em carnes e produtos de origem animal, como banha de porco, nata de leite, queijos e manteigas.

Ela é uma das responsáveis por doenças cardiovasculares pois, por ser sólida, se acumula com facilidade nos vasos sanguíneos e veias, causando obstrução. A gordura saturada ainda ajuda a aumentar os níveis de LDL no sangue.

Gorduras insaturadas

Encontradas em alimentos de origem vegetal, elas possuem estado líquido quando estão em temperatura ambiente, mas se solidificam quando são refrigeradas. Elas são divididas em duas categorias, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas.

As gorduras insaturadas possuem fama de ser “do bem”, pois contribuem para o aumento do colesterol bom e diminuem os níveis de colesterol ruim. Porém, apesar de terem pontos positivos para a saúde, elas também precisam ser consumidas com moderação.

Elas são encontradas em alimentos como peixes, óleos de milho, soja e girassol, castanha de caju, entre outros.

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FONTE: Dr. Curioso

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