Qual a diferença das palavras história e estória?

Saiba qual a palavra correta a ser utilizada.

A Língua Portuguesa é riquíssima em quantidade de palavras. São mais de 400 mil palavras para serem utilizadas em nossos textos acadêmicos, frases nas redes sociais, conversas do dia-a-dia e tudo o que envolva as palavras. Muitas delas podem inclusive, causar grande confusão em nossa cabeça. Muitas são parecidas e o significado é totalmente diferente. Um exemplo são as palavras mais e mas, que por diversas vezes são usadas de maneira incorreta. A palavra mas é sinônimo de porém, e mais é usado para soma.

E quando falamos das palavras história e estória, a dúvida pode surgir também. Se você é jovem, talvez até você ache que estória é uma palavra incorreta, pois ela caiu em desuso há alguns anos.

A palavra estória, atualmente, é considerada arcaica, ou seja, não é mais utilizada. Acredita-se que ela surgiu durante o século XIII. Ela era usada quando a intenção era falar de histórias populares não verdadeiras, de ficção.

Já a palavra história era usada quando se tratava de uma história real ou quando se referia a ela como ciência.

Em 1943, a Academia Brasileira de Letras determinou que não devesse mais ser feito diferença entre as duas palavras, e que a grafia utilizada seria história, para ambas das situações.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais